POLÍCIA CIVIL E CDL RECEBERAM HOMENAGENS

06/12/2016

06/12/16 05:53:50

Sessão solene realizou-se nesta segunda-feira(05), no plenário da Câmara.

A Câmara Municipal de Vacaria realizou nesta segunda-feira(5), sob a presidência do Vereador Valdecir Francisco Panisson Sessão Solene em homenagem aos 175 anos da Polícia Civil e aos 25 anos de fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL), de Vacaria. A homenagem à Polícia Civil foi proposta pelo Ver. Alessandro Dalla Santa Andrade(PSB) e a a homenagem à CDL foi uma iniciativa do Ver. Romoaldo Michelon(PT). As proposições foram aprovadas por todos os Vereadores.
Polícia Civil
A organização policial de fato e autônoma no Brasil foi oficializada através da Lei nº 261, de 3 de dezembro de 184, assinada pelo Imperador Dom Pedro II. A data marca a criação da Polícia Civil gaúcha, da então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, determinando os cargos de Chefe de Polícia, Delegado de Polícica e Subdelegado de Polícia e pelo Regulamento de 31 de janeiro de 1842, era previsto ainda o cargo de Inspetor de Quarteirão.
A Polícia Civil, atenta às demandas de segurança pública ao longo dos anos, foi se adaptando, sendo que em 20.12.1970 formou a 1ª turma de agentes policias femininas e em 04.08.1987 a primeira turma de delegadas, com tres integrantes. Todos os cargos da Polícia Civil (Delegados, Comissários, Inspetores e escrivães tem como requisito o nível superior.
Incorporando novas tecnologias, adotando modernas técnicas de segurança, com atendimento qualificado à população, a Polícia Civil torna-se uma instituição de referência no Brasil, que, como diz o seu lema, uma instituição para servir e proteger.
Oficialmente a Polícia Civil foi instalada em Vacaria no dia 23 de janeiro de 1956.
Câmara de Dirigentes Lojistas
No ano de 1991, os lojistas começaram a sentir a necessidade de fundar uma entidade que desenvolvesse constante trabalho de aproximação entre as lojas de varejo, ação conjunta da classe frente aos problemas comerciais, esclarecesse a opinião pública sobre a importância do comércio local e funções da economia regional. Também era necessário que se melhorasse o conhecimento técnico-especializado dos sócios, inclusive cultural, oferecesse serviços de assessoria jurídica, e atendesse as reinvidicações sociais dos lojistas. A CDL tem como missão proporcionar representatividade, desenvolvimento e excelência no atendimento, superando a expectativa dos associados, funcionários e comunidade.
Em nome da Polícia Civil fez uso da palavra agradecendo a homenagem recebida o Delegado Regional Carlos Alberto de Faveri. E em nome da CDL manifestou-se presidente da entidade Sr. Adelino Dariva.