Planejamento Estratégico: é o que falta para Vacaria, segundo participantes da audiência do PPA

08/07/2013

08/07/13 12:00:00

Os vereadores Alessandro Dalla Santa, PSB Romoaldo Michelon, PT e Elisabete Ritter de Vargas Silva, PMDB que são da Comissão de Orçamento e Finanças participaram nesta manhã da audiência pública sobre o Plano Plurianual 2014-2017. O Plano apresenta uma estimativa de onde os recursos municipais serão aplicados durante os próximos quatro anos.

Na abertura, o vereador Alessandro agradeceu a presença das entidades e destacou a importância delas participarem da discussão. “As entidades precisam se apropriar mais, ajudar a construir o planejamento da cidade” disse.

Integrantes do Rotary Club Vacaria, Conselho Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Educação, Universidade Caxias do Sul e ONG Passo Amigo estiveram presentes.

Antônio Joildo da Silva, da Adecont comentou a necessidade de Vacaria planejar melhor a vinda de imigrantes para a colheita de frutas. Salientou que as cidades vizinhas usufruem dos serviços da cidade, mas pouco ajudam na hora de pagar as contas. Joildo lembrou que Vacaria precisa dividir a conta da cidade com as que originam imigrantes. Citou exemplo de cidades na Califórnia, Estados Unidos, onde a imigração é planejada. “A cidade que recebe imigrantes recebe também recursos das cidades que os originam” explicou.

Margane Forest, Presidente da ONG Passo Amigo aproveitou a discussão de investimentos de recursos públicos para reivindicar um terreno para a Passo Amigo, ONG que trata crianças com deficiência através da equoterapia. A vereadora Elisabete destacou que Vacaria precisa de uma UTI Neonatal pois muitos casos de deficiência ocorrem por problemas na gestação e na hora do parto.

Em uma hora e meia, diversos assuntos foram debatidos. Todos os participantes, de uma forma ou outra, reforçaram a importância de investir em um planejamento a longo prazo, estratégico da cidade. “A cultura do planejamento é pouco exercitada em Vacaria ao longo dos anos” reforçou Alessandro, chamando a atenção para a necessidade de planejamento para uma gestão mais qualificada.

Os vereadores do PT Valdecir Panisson e Jag Souza também participaram da audiência.