PARLAMENTARES DEBATEM SEGURANÇA NAS ESCOLAS NA SESSÃO DESSA SEGUNDA

Data de publicação

Data de atualização

12/04/23 10:10:14

Vereadores do governo e da oposição repercutiram atentados recentes a escolas

A sessão ordinária desta segunda-feira, que contou com a presença ilustre do ex-vereador Adhemar Pinotti, foi dominada por discussões relacionadas à segurança nas escolas, em repercussão aos atentados escolares recentes em São Paulo e em Blumenau, Santa Catarina.

Parlamentares do governo e da oposição reforçaram seu apoio ao tema. O vereador Mário Bala (PSDB) citou os esforços do Executivo em promover medidas a prevenir possíveis ataques:

- [...] que já lançou, há mais de um mês, a instalação de portas de detectores de metais nas escolas municipais. A preocupação com a segurança dos nossos alunos não vêm de hoje do nosso prefeito - comenta o parlamentar da situação.

Em longo e emocionado discurso, a vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) também expressou a sua preocupação com professores, alunos e funcionários das escolas, e fez apelos:

- Os espaços das escolas precisam de intervenção urgente. Pais, professores, assistentes e equipes, todos precisam ser ouvidos. Precisam se tornar parceiros efetivos da comunidade. Não basta o que aconteceu, a tragédia. É preciso que ela ecoe no nosso coração e na cultura social de todos nós de forma definitiva. Precisamos ecoar… porque pode voltar a acontecer - citou a vereadora Selmari.

O tema foi alvo de uma moção de apoio formulada pelo vereador André Rokoski (Progressistas). Ele pede apoio à aprovação do Projeto de Lei Federal nº 1449/2023, que dispõe sobre a implantação obrigatória de segurança armada nas escolas da rede pública e privada da educação básica de ensino.

- É um projeto que está tramitando na Câmara dos Deputados e se for aprovado, nós teremos um embasamento legal para colocar mais recursos nessa área de segurança para deixar nossas crianças protegidas, os nossos professores protegidos, todo o corpo escolar que trabalha nas escolas e os pais que estão muitas vezes traumatizados em mandar seus filhos para as escolas - relata o vereador.

Outros projetos aprovados incluíram uma indicação do vereador Cinquentinha (PSD) que pede a construção de uma área de lazer com uma academia ao ar livre, parquinho e quadra de futebol de areia no Bairro Kennedy.

Já o Poder Executivo trouxe 3 propostas: uma permitindo a contratação temporária de 18 técnicos em enfermagem, outra criando novos cargos de chefes de setor, diretores de departamentos e funções gratificadas a servidores municipais com formação em nível médio, e outra trazendo alterações ao regulamento disciplinar da Guarda Municipal de Vacaria.

A presidente da casa, a vereadora Clarice Brustolin (PSDB), trouxe resolução alterando a data no pagamento do auxílio alimentação para os servidores da Câmara. Antes prevista para o último dia útil do mês, agora o pagamento do vale será feito na última sexta-feira de cada mês.

A próxima sessão será nesta terça-feira, às 17h30, com transmissão ao vivo no Facebook e YouTube da TV Câmara.

Sessão Solene será realizada no dia 18 de abril

No dia 18 de abril, a Câmara de Vereadores de Vacaria fará nova sessão solene. A sessão irá homenagear o Grupo Escoteiro Porteira do Rio Grande, que celebra 40 anos em 2023, e a Rádio UCS FM Vacaria, que vai para o seu 20º aniversário.

O Grupo Escoteiro Porteira do Rio Grande, filiado à União dos Escoteiros do Brasil, foi fundado no dia 23 de abril de 1983 por ocasião das promessas escoteiras de seus primeiros membros. Tem como grupo escoteiro padrinho o Grupo Escoteiro Tabajara, da cidade de são Marcos.

Suas atividades foram iniciadas na sede campestre do Clube Guarani de Vacaria. Pouco tempo depois, fora construída a sua atual sede, localizada no parque de Rodeios Nicanor Kramer da Luz, em local cedido pela Associação Rural de Vacaria, local onde são realizadas as suas atividades até o dia de hoje.

O grupo Escoteiro atende jovens de 6 anos e meio até 21 anos nos ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro, contando ainda com adultos voluntários na realização das atividades do programa educativo e de administração.

O Grupo Escoteiro Porteira do Rio Grande foi declarado como de utilidade pública no ano de 2013 através da Lei Municipal nº 3.416, sendo uma entidade de caráter educacional, cultural, beneficente, filantrópico e que tem entre seus propósitos auxiliar os jovens no seu autodesenvolvimento através da aplicação do programa educativo escoteiro, da prática de atividades atrativas, do desenvolvimento de atividades sociais, participação em atividades comunitárias, entre outras.

A UCS FM Vacaria 106.1 é uma emissora educativa que faz parte da rede de rádios UCS FM e é mantida pela Fundação Universidade de Caxias do Sul.

Suas raízes foram cravadas no começo dos anos 1980, quando foi criado o Núcleo de Produção Audiovisual da UCS com a finalidade de produzir documentários de interesse acadêmico e comunitário. A necessidade de investir em laboratórios de comunicação para os cursos de graduação, associada à estratégia de criar uma rede eletrônica de comunicação, incluindo TV Universitária e Rádio Educativa, levou ao Centro de Teledifusão Educativa, o CETEL, inaugurado em 31 de outubro de 1997. O CETEL era formado originalmente pela UCS TV e pelas rádios UCS FM Vacaria, UCS FM Caxias do Sul e UCS FM Bento Gonçalves.

A UCS FM Vacaria iniciou as suas transmissões em 11 de abril de 2003, sendo a primeira emissora educativa da Serra Gaúcha e a quinta do Rio Grande do Sul. Seus estúdios estavam localizados no antigo campus da UCS, na Avenida Presidente Kennedy. Em 2017, a rádio inaugurou amplos e modernos estúdios no atual Campus da UCS, aproximando-a ainda mais da comunidade acadêmica, onde permanece até hoje.

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces