Panisson visita Escola Infantil para conferir melhorias

29/11/2013

29/11/13 12:00:00

Liliana, Vice-diretora e Panisson, vereador | Crédito: Giana Pontalti

O Vereador Valdecir Panisson, PT visitou a Escola de Educação Infantil Irma Toffoli nesta quarta-feira, dia 27. Os vereadores aprovaram projeto que destina R$ 11 mil para a colocação de lonas na parte externa da escola, por onde as crianças circulam de uma sala a outra dos berçários.

Uma das funções dos vereadores é de fiscalização. “Precisamos estar sempre em contato com a comunidade. Precisamos visitar os espaços, conversar com as pessoas, averiguando as demandas. Sabemos que nas escolas infantis são feitas muitas adaptações nos prédios até que se adequem a realidade local.” disse o vereador.

“O projeto das escolas vem pronto do Governo Federal e é fundamentado no clima de regiões quentes do Brasil. Por isso, tivemos de fechar com vidros e colocar ar condicionado no refeitório das crianças. No projeto original, o refeitório é aberto. A colocação de lonas vai proteger as crianças da chuva” explica Liliana Fátima Santos de Campos, vice-diretora.

A demanda por educação infantil em Vacaria é grande. Na Escola Irma Toffoli há uma lista de espera de 400 alunos. “Tem moradores que chegam a me acusar de receber dinheiro por fora para deixar um aluno ou outro ingressar. A Lei é para todos, não podemos esquecer disso. Mais escolas são necessárias. E políticas de controle de natalidade também” salienta Liliana.

O problema é nacional. Valdecir, que é da base do Governo, afirma que a educação infantil avançou significativamente nos últimos anos. Explica que recursos para a construção de novas escolas existem. Mas que o desafio, neste momento, é criar políticas capazes de garantir recursos para sua manutenção e pagamento dos servidores.

Panisson questionou a vice-diretora em relação ao desenvolvimento de crianças que deixam de ingressar na escola. Liliana defende que toda criança vá à escola, mesmo cedo, pois dificilmente os pais conseguem desenvolver tantas atividades com as crianças. “Elas têm mais estímulo, logo se desenvolvem mais” diz.