Os 35 anos do Atelier Livre são lembrados em solenidade

10/06/2015

10/06/15 12:00:00

| Crédito: Artur Alexandre

A Câmara Municipal realizou na noite de terça(09) sessão solene em homenagem ao Atelier Livre de Vacaria que completa neste mês 35 anos.

A entidade surgiu em 1980, da iniciativa de um grupo de pessoas interessadas em arte. Entre elas, o renomado artista e sócio fundador Carlos Rigotti. O artista, que mora atualmente em Porto Alegre, fez questão de participar da solenidade, falando ao público em dois momentos da sessão.

Na primeira fala, destacou a importância do Atelier em sua vida. “O que valeu na minha vida foi por causa desse Atelier, fiz tantas amizades, conheci tanta pessoa boa. Politicamente, o Atelier livre não se ligou a partidos, a nada. Todos os Prefeitos foram excelentes conosco, faziam parte. A arte agiu de uma maneira suave, por cima. Em nome da arte, não houve interesses monetários ou brigas políticas. Todo mundo pensava na arte” revelou. Rigotti destacou também a utilidade de sua obra. “

Eu quero que a pessoa que tem o meu quadro não o tenha para combinar com o sofá ou a cortina da casa. Quero que, quando ela olhe o quadro, lembre de algo que tenha significado para ela como a faca que é igual ao que o seu pai tinha ou a flor que a mãe tanto adorava. Quero que lembre de detalhes, de coisas do coração” destacou.

No segundo momento, convidou a todos para rezar e acompanhar a oração da Ave-Maria, cantada pelo artista em homenagem aos integrantes do Atelier que já morreram.

A atual presidente da entidade, Adriana Pagno Andreola, destacou em sua fala a democratização da arte. Hoje o Atelier atende 120 alunos, entre crianças e adolescentes, convidados a ingressar no mundo artístico, até artistas experientes que integram a velha guarda da entidade. O Atelier oferece aulas gratuitas a toda a comunidade.

A solenidade foi proposta pela vereadora Jane Andreola Oliboni (PP) e foi presidida pelo presidente Alessandro Dalla Santa (PSB).

Saiba mais:

ATELIER LIVRE