O atendimento médico foi tema de debate nesta terça

16/04/2014

16/04/14 12:00:00

O atendimento médico nas unidades de saúde e na unidade de pronto atendimento (UPA) foi tema de debate entre os vereadores nesta terça (15). Tramita na Câmara, o projeto de iniciativa do Executivo 40/2014 que libera R$ 200 mil para a compra de materiais clínicos para as unidades de saúde.

O vereador Antônio Almeida, PPS solicitou a tramitação do projeto no regime de urgência urgentíssima, aquele que dispensa pareceres das comissões permanentes, explicando que a compra de materiais é constante. “Não vejo o porquê não votarmos logo este projeto já que sabemos do elevado custo dos procedimentos e dos materiais utilizados na área da saúde” defendeu Jag Souza, PT.

O líder do PMDB, Joaquim Boeira de Vargas rejeitou o pedido e o projeto segue para as comissões permanentes. A vereadora Elisabete Ritter de Vargas Silva, PMDB aproveitou a discussão para comentar a pesquisa apresentada pela Secretária Municipal de Saúde, Angelita Herrmann em reunião da Comissão de Saúde na manhã desta terça. “Segundo a pesquisa apresentada, muitos vacarienses vão buscar atendimento diretamente na UPA. Isso acontece porque não há médicos nos postos de saúde, é o que comentam conosco” afirmou. Elisabete também criticou o atendimento dos médicos. “Não estou dizendo que o atendimento da UPA é ruim, mas o atendimento dos médicos é” salientou.

O vereador Marcos Lima, PTB que preside a comissão da saúde trouxe mais informações para a discussão. “Sabemos que um médico atendeu 16 pacientes das 9h às 9h30 em um posto, o que dá uma média de menos de dois minutos por atendimento” relatou. Marcos convidou os parlamentares para refletir sobre o atendimento feito às pressas. O vereador disse que a função do vereador é fiscalizar e enquanto o atendimento for insatisfatório continuará relatando as queixas da população.