Novembro Azul: vereadores aprovam recursos para a campanha de prevenção ao câncer de próstata

11/11/2013

11/11/13 12:00:00

A Liga Feminina de Combate ao Câncer vai receber R$ 5 mil para realizar atividades de prevenção ao Câncer de Próstata. Os vereadores aprovaram nesta segunda(11) o projeto que destina a verba.

Durante o mês de outubro, ações de prevenção ao câncer de mama são realizadas. A mobilização é conhecida como Outubro Rosa. Não menos importante, são as ações preventivas do câncer de próstata. No entanto, a campanha que alerta os homens para a prevenção não é tão difundida. Em cidades como Caxias do Sul e Porto Alegre o Novembro Azul é bastante propagado. A imagem de um bigode azul aparece nas fachadas, por exemplo, de hospitais.

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico  -  um toque retal - exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a Sociedade Brasileira de urologia, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis.

Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O exame de próstata é feito pelo médico urologista. É indicado a partir dos 45 anos.