NOVA PRATA SERÁ MUNICÍPIO REFERÊNCIA PARA A OFTALMOLOGIA

19/02/2018

19/02/18 05:30:12

Convênio que regulamenta o repasse de recursos tramita na Câmara

Por Elenise Minella

Cumpriu a primeira pauta de discussão na sessão ordinária desta segunda-feira(19), o Projeto Executivo 011/2018, enviado pela administração municipal, que regulamenta, através de convênio, a mudança da referência da média e da alta complexidade em Oftalmologia de Caxias do Sul para Nova Prata para os municípios de Bom Jesus, Campestre da Serra, Esmeralda, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra, São José dos Ausentes e Vacaria.

O convênio tem como objetivo custear os procedimentos com finalidade diagnóstica, clínica e cirúrgica e remanejará recursos federais no valor de aproximadamente R$ 275 mil, para o atendimento dos nove municípios. Vacaria responde por aproximadamente 70% da população abrangida.

A oftalmologia apresenta grande demanda de atendimento no município para consultas especializadas e cirurgias. Segundo o enfermeiro Márcio Tramontina, do Departamento de Auditoria, Controle e Avaliação (Daca) da Secretaria Municipal da Saúde, a fila de espera para a realização de cirurgias de catarata tem aproximadamente 70 pessoas. A fila de espera para consultas possui aproximadamente 1400 pessoas.