MOÇÃO DE REPÚDIO A INSERÇÃO DE VACARIA NA BANDEIRA VERMELHA PELO DECRETO ESTADUAL É APROVADA

17/06/2020

17/06/20 10:48:56

A Moção será encaminhada ao Governo do estado

| Crédito: Giordana Grigol

Por Taís Vargas

O decreto estadual liberado pelo governador na sexta-feira (12), e que insere Vacaria entre os Municípios que se enquadram na bandeira vermelha, o que implica no fechamento do comércio, foi tema de intenso debate no Legislativo na sessão ordinária de segunda-feira (15).

Muitos vereadores pronunciam-se contrários ao fechamento do comércio, entre eles Mauro Deluchi Schuler autor da Moção de repúdio 09/2020.

A Moção demonstra descontentamento a inclusão de Vacaria e dos Campos de Cima da Serra, na macrorregião, como bandeira vermelha segundo o modelo de distanciamento controlado.

“Propus esta Moção de repúdio em virtude dessa alteração que foi feita pelo Eduardo Leite na semana passada. Nós temos alguns casos um tanto insignificantes perto da população que temos. Antigamente era feito um cálculo sobre o número de leitos liberados e também os casos e com base neste cálculo nossa cidade está tranquilamente dentro do padrão e quem sabe poderia até se enquadrar na bandeira laranja”, salientou Mauro.

Os demais vereadores demonstram preocupação com o fechamento do comércio e a situação financeira da população durante a pandemia.

“Vacaria não pode ficar enquadrada junto a Serra Gaúcha, os Campos de Cima da Serra não podem ter o mesmo enquadramento da Serra. Nós sabemos das diferenças da capacidade de hospitais e principalmente da questão da contaminação quanto menos a região dos Campos de cima da serra comparado a Serra gaúcha”, comentou o vereador Marcelo Dondé.

Já o vereador fernando defende que a situação precisa ser analisada com cautelado em ambos os lados. “Tem que se pensar os dois lados. Penso que ambos tem razão no que falam, que o governo tem que olhar o lado comercial, o de sustento, se os empreendedores não terão como trabalhar e nem como receber e nem comer daqui pra frente e os governos precisam tomar as decisões diante disso, ponderou Fernando.

A Moção de repúdio foi aprovada por unanimidade e será encaminhada ao governador do estado Eduardo Leite.