MOÇÃO DE APOIO AOS POLICIAIS CIVIS É APROVADA PELA CÂMARA

07/03/23 09:51:12

Ofício a ser enviado ao governo estadual pede equiparação de cargos e reposição salarial

Nesta segunda-feira (6), foi realizada nova sessão ordinária na Câmara. Ao todo, foram aprovados cinco projetos, entre propostas do executivo e indicações dos vereadores.

A presidente da casa, a vereadora Clarice Brustolin (PSDB), propôs estudos juntamente ao Poder Executivo para construir uma passarela de pedestres na BR 116, nas proximidades do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Entre as razões para a indicação, a presidente alega a recorrência do local com problemas para a segurança de pedestres, questão apontada por diversas reclamações de moradores do local.

Já o Poder Executivo trouxe duas propostas de suplementação no orçamento. R$ 100 mil serão destinados para a manutenção da Secretaria Municipal de Segurança Pública, a qual sofreu alterações estruturais em 2023, e outros R$ 4.750,00 do Poder Legislativo serão usados para comprar 50 calças de moletom para o projeto “Criança na Escola é Craque de Bola”, dirigido pela Associação dos Policiais Civis da 25ª Região.

Policiais civis que receberam uma moção de apoio da Câmara. A moção, de autoria do vereador Mauro Deluchi Schuler (PSB), vai encaminhar ao governo estadual duas reivindicações: a equiparação salarial entre os cargos de Comissário de Polícia Civil e de Capitão da Polícia Militar e a revisão anual dos salários para repor as perdas pela inflação, esta última prevista na Constituição Federal:

- A Constituição Federal é muito clara quanto se refere, no artigo 37, inciso X, que é assegurada uma revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices, aos servidores públicos. O IPCA, a inflação acumulada nos últimos quatro anos, passa de 27% nesse período. E até 2022, faziam cinco anos que não havia reajuste - aponta o vereador.

Câmara fará Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher

Nesta terça-feira (07), será concedido o título de mulher cidadã de Vacaria a Renilde Fantin. Formada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Renilde trabalha na Agência da Previdência Social de Vacaria, onde faz a avaliação social de benefícios para pessoas com deficiência e a socialização de informações previdenciárias, de forma individual ou coletiva e a reabilitação profissional.

Ela será a homenageada de 2023 para um título que existe desde 2007 e só não foi entregue em 2021 em virtude da pandemia de Covid-19. No ano passado, as homenageadas foram a professora Arlene Medeiros de Abreu e a coletora de materiais recicláveis Fabiane Zanetti.

A sessão solene será às 19 horas desta terça. A Câmara convida a população para acompanhar a cerimônia presencialmente, a qual também terá transmissão ao vivo no Facebook e no YouTube da Câmara.