MESTRE EM SERVIÇO SOCIAL, RENILDE FANTIN, RECEBERÁ A MEDALHA MULHER CIDADÃ EM MARÇO DE 2023

26/04/2022

26/04/22 01:14:55

Renilde atua na Agência da Previdência Social de Vacaria, avaliando os benefícios para pessoas com deficiência e realizando a socialização de informação previdenciária.

| Crédito: Arquivo pessoal

por Giordana Grigol

Foi aprovado, por unanimidade, na Sessão Ordinária de segunda-feira (26), o Projeto de Decreto Legislativo 06/2022. De autoria do vereador Moacir Bossardi (PSDB), a proposta concede a Medalha Mulher Cidadã para a Senhora Renilde Fantin.

Renilde Fantin é natural de Xavantina, cidade do interior de Santa Catarina. Filha de Fioravante Fantin e Santa Irma Luzzi Fantin, tem dois irmãos e foi casada por 23 anos com Luciano Gebler, com quem teve uma filha, Helena Fantin Gebler.

Até o ensino médio estudou em sua cidade natal, onde cursou o Ensino Médio Técnico em Contabilidade. Assim que concluído, passou a exercer o ofício de professora em Escola do município.

Em seu relato, como conta o texto do Projeto do vereador Moacir, foi com a ajuda de muitas pessoas que saiu da pequena cidade e mudou-se para Florianópolis, onde cursou Serviço Social. Terminada a faculdade, retornou para Xavantina, onde trabalhou por quatro anos na prefeitura municipal, participando de diversos trabalhos com equipes multidisciplinares.

Em 2000, após passar por um período curto em Caçador/SC, devido mudança de trabalho do então marido, vieram para o Rio Grande do Sul. Inicialmente, por laços de amizade, trabalhou em São José dos Ausentes. Por lá, fez a primeira especialização em educação ambiental. Tempos depois, foi chamada no concurso que havia feito em Esmeralda, onde ficou por seis meses, e logo depois assumiu uma vaga pelo concurso de Vacaria.

Já em Vacaria, trabalhou pela primeira vez exclusivamente na saúde, no então Ambulatório de DST e na Saúde Mental, onde contribuiu para que os serviços se tornassem SAE e CAPS, respectivamente.

Por meio de seu trabalho na Secretaria Municipal de Saúde, foi contemplada com uma especialização em Humanização e Gestão do SUS. Exonerou-se do município em 2009, para assumir a vaga como Analista do Seguro Social, com formação em Serviço Social.

Desde então, exerce suas atividades na Agência da Previdência Social de Vacaria, onde tem como atribuição a avaliação social de benefícios para pessoas com deficiência e a socialização de informação previdenciária, de forma individual ou coletiva e reabilitação profissional.

A distinção para a Senhora Renilde Fantin está prevista para ser entregue em Sessão Solene alusiva à Semana da Mulher no mês de março do ano que vem, em 2023.