MARY ANAJARA, TELMO GUIZOLFI, ERIVELTO BARBIERI E NACLIDES PAGNO RECEBEM TÍTULOS DE CIDADÃOS VACARIENSES

13/12/2017

13/12/17 04:52:27

A honraria foi entregue nesta terça(12) durante sessão solene

| Crédito: Artur Alexandre

por Giana Pontalti

A Câmara Municipal de Vacaria realizou na noite de ontem sessão solene de entrega de títulos de cidadãos vacarienses. Foram homenageados, nesta terça(12), o sargento da Brigada Militar, Erivelto Barbieri, a educadora Mary Anajara Lunardi Alves, e os empresários Naclides Pagno e Telmo Guizolfi.

O sargento Barbieri, 45 anos, é conhecido pela sua atuação exemplar no 10º BPM. Ingressou na corporação em 1991. Em seus 26 anos de trabalho, distingue-se pela sua coragem e número de apreensões realizadas. O vereador suplente João Carlos Pinto de Abreu (PSB) foi quem indicou o título a Barbieri. “O sargento Barbieri tem em seu currículo mais de mil apreensões. Pelé fez mil gols e Barbieri fez mais de mil prisões, resultado de seu comprometimento” comentou comissário Abreu, durante o seu discurso.

O promotor de justiça, Luis Augusto Gonçalves Costa, também elogiou a postura profissional de Barbieri. “Quando vou substituir alguém na criminal e passo uma tarde em audiências, o Barbieri está, no mínimo, na metade delas. Ele é o policial que todo promotor diz: ainda bem que é o Barbieri neste caso. Isto porque ele sabe de cor e salteado tudo que aconteceu dois, três anos atrás. Ele sabe que não basta prender, tem que ir depois e confirmar para se concretizar a condenação” disse.

A indicação do título à educadora Mary Anajara Lunardi Alves foi feita pelo vereador Marcos Lima (PTB). O vereador, que já foi aluno da homenageada, destacou em seu pronunciamento a trajetória de 36 anos da profissional na área da educação. Mary Anajara ficou anos em salas de aula e muitos outros na gestão de diferentes órgãos. Foi Delegada Regional da Educação, Diretora do Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio, Secretária Municipal de Educação e Cultura e Coordenadora da 23ª Coordenadoria Regional de Educação. Aos 65 anos, Mary Anajara recebeu o título de Cidadã Emérita de Vacaria, sendo a única mulher a receber a honraria neste ano.

“Conheci a Anajara como política. Quando secretária, na gestão do prefeito Pegoraro, ela esteve à frente na construção de seis escolas municipais, levantadas com recursos próprios do Município. Além de ser uma excelente professora, foi uma grande gestora. Também a conheci, junto com os amigos do Rotary, ajudando as pessoas, interagindo com a comunidade” salientou Marcos.

A vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) também falou sobre a trajetória de Mary Anajara. “Quando Anajara estava na Secretaria da Educação, eu iniciava minhas atividades na área. Espero que a sua missão permaneça aos que praticam e promovem a educação, exercendo-a como um ato de cidadania. Anajara mostra que a educação é um encontro, um convívio, uma transformação da consciência cultural e social” apontou.

O empresário do setor de autopeças, Naclides Pagno, também recebeu o título de cidadão vacariense. A proposição foi feita pelo vereador suplente João Carlos Pinto de Abreu (PSB). Naclides é reconhecido pela sua presença constante na vida comunitária. É integrante da Câmara de Dirigentes Lojistas há 20 anos, entidade que presidiu por seis. Em sua gestão, construiu a sede própria da entidade, criou a CDL Jovem, lançou o prêmio Mérito Lojista e o evento Homens na Cozinha. Também é voluntário no Conselho Municipal Pró-segurança pública. Preside o Consepro desde 2010. Atua, ainda, na Paróquia da Igreja de Fátima, onde foi um dos idealizadores do novo salão de festas e está, desde o incêndio ocorrido no Asilo Santa Isabel, na diretoria da instituição.

“São tantas as funções que ele exerce voluntariamente que não sei como não havia recebido o título antes. Mas hoje coube a mim a grata satisfação de ser proponente desta homenagem e lhe agradecer pela pessoa que é, assim como muitos dizem: o Naclides é um cidadão muito comprometido em ajudar as pessoas, sendo um homem de coração gigante” disse comissário Abreu.

Em sua fala, o vice-prefeito de Vacaria, Renato Rech, destacou a liderança de Naclides. “Meu amigo Pagno é um exemplo de energia e liderança. Com 69 anos, serve de inspiração para a juventude por suas ações e maneira que se dedica em tudo que se envolve” disse.

O empresário do posto Saara, Temo Clemente Gizolfi, também foi contemplado com o Título de Cidadão Vacariense. A indicação do título a Telmo foi feita pela vereadora Vanesa Boeira (PSDB). Vanesa não pôde comparecer à solenidade. Coube ao vereador Moacir Bossardi, do mesmo partido, falar sobre o homenageado.

Moacir destacou o pioneirismo da família Guizolfi no ramo funerário. Salientou a coragem de Telmo, à frente do Saara, quando quebrou paradigmas, baixando os preços dos combustíveis em um momento em que os preços na cidade eram exorbitantes e, praticamente, padronizados.

O vereador Marcos Lima também frisou a coragem de Telmo. “Sabemos que no mundo empresarial quando se faz diferente sofre-se pressão. Então pela coragem que o senhor teve, deixo aqui o meu abraço ao senhor e sua família por essa merecida homenagem” disse Marcos.

A solenidade foi presidida pelo vereador Marcos Lima. Contou com a presença do vice-prefeito Renato Rech e do promotor de justiça, Luis Augusto Gonçalves Costa. Muitos representantes de entidades de classe, amigos e parentes dos homenageados prestigiaram o evento.

A sessão solene de ontem foi a segunda de entrega de títulos de cidadãos vacarienses realizada neste ano. A anterior, aconteceu no dia 24 de outubro, durante as comemorações do aniversário de Vacaria.