Manejo Alternativo foi debatido em Vacaria

06/08/2008

30/11/-1 12:00:00

A Associação dos Vereadores dos Campos de Cima da Serra promoveu na sexta-feira, 1º de agosto, no Plenário da Câmara Municipal de Vacaria a 17ª Reunião da entidade que teve como tema “O Manejo Alternativo do Campo”. Foram palestrantes na ocasião o representante do Comando Geral da PATRAM, Major Martins e o representante do Ministério Público em Vacaria, Dr. Luis Augusto Gonçalves Costa. Comparecerem ao evento Vereadores e representantes de entidades dos municípios de Vacaria, Bom Jesus, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Monte Alegre dos Campos, Jaquirana, Campestre da Serra, Esmeralda e Pinhal da Serra, bem como o Deputado Estadual Francisco Appio. Em sua manifestação, o Major Martins destacou o trabalho que vem sendo realizado pela PATRAM em cumprimento às legislações federais e estaduais que se relacionam às ocorrências de queima de campo no Rio Grande do Sul e em todo o país e o Promotor Público Luis Augusto Gonçalves esclareceu a atuação da Promotoria de Justiça junto aos proprietários de terras de Vacaria e de toda a região nos últimos três anos, no que diz respeito às ocorrências de queima de campo que chegam ao Ministério Público. O Deputado Appio também fez uso da palavra dando conhecimento aos presentes das iniciativas que já foram desenvolvidas junto do Legislativo Gaúcho com o objetivo de demonstrar a grande diferença que existe entre as queimadas os procedimentos que utilizam-se-se do fogo para a limpeza de áreas onde não é possível realizar outra atividade de manejo. Após formularem questionamentos aos palestrantes no sentido de esclarecer dúvidas principalmente quanto as notificações da PATRAM, os participantes decidiram pela formação de uma Comissão que será composta pelos Presidentes das Câmaras Municipais dos municípios dos Campos de Cima da Serra que irá a Porto Alegre participar de audiências com o Secretário Adjunto do Meio-Ambiente, Dr. Francisco da Rocha Simões Pires, com o Sub-Procurador de Justiça do Estado do RS, Dr. Eduardo de Lima Viega e com os parlamentares gaúchos no sentido de buscar soluções para os impasses existentes no momento, propondo inclusive mudanças na legislação a fim de permitir a queima controlada do campo em áreas onde não é possível a realização de outros tipos de manejo.