LUÍS SCHONS, O ALEMÃO, RECEBE TROFÉU CANDEEIRO FARRAPO NO CTG PORTEIRA DO RIO GRANDE

10/10/24 04:50:35

Com forte ligação comunitária, Alemão é o 21º homenageado com o troféu

Luís Schons, o Alemão, foi o 21º homenageado com o Troféu Candeeiro Farrapo em sessão solene realizada nesta quinta-feira (19). A cerimônia ocorreu no CTG Porteira do Rio Grande e a proposição da homenagem foi de autoria da Mesa Diretora da Câmara.

Luís é figura de destaque na sociedade vacariense. Natural de Anita Garibaldi, em Santa Catarina, Alemão é proprietário da LS Madeiras. No tradicionalismo, foi patrão do Grupo de Cavalgadas Vacarianos a Cavalo, foi presidente da Semana Farroupilha e também foi patrão do CTG Porteira do Rio Grande de 2008 a 2010 e 2010 a 2012...

Em seu longo discurso de agradecimento, ressaltou os esforços para a promoção e continuidade das tradições gaúchas no município: “Esse Candeeiro Farrapo não é meu. É de todos que estão aqui, porque vocês todos ajudaram a fazer essa história”.

A sessão solene contou com a apresentação da dupla João Donadello e Yasmim Machado Bonini. Jeferson Camargo, patrão do CTG Porteira do Rio Grande, e Evandro Alves Maciel, presidente da Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas 2024, discursaram em nome das suas organizações. Líderes de bancada e de partidos também utilizaram a fala: Fernando Lucena Maciel (PDT), Deise Montanari (PSDB), André Rokoski (PL), Fabiano Vacaria (União Brasil), Pingo Rezende (PL) e Pedro Guerreiro (PSDB). Simone Gobetti Boeira, secretária de cultura e turismo, discursou em nome do Poder Executivo.

O troféu Candeeiro Farrapo é uma distinção alusiva à Semana Farroupilha entregue anualmente pelo Legislativo Vacariense a pessoas que se destacam na defesa, divulgação, propagação e culto a tradição gaúcha. A edição de 2024 foi a de número 21. Nesse período, personalidades históricas do tradicionalismo gaúcho já receberam a distinção, como Paixão Côrtes, Mano Lima, Nico Fagundes e Baitaca.

Foto: Saulo S. Vargas