Leandro obtém apoio à Indicação para que Prefeito aumente vencimento dos agentes comunitários de saúde

22/07/2014

22/07/14 12:00:00

Os agentes comunitários de saúde acompanharam a sessão desta segunda, 21 que analisou a Indicação 05/2014 feita pelo vereador Leandro Borges de Lima, PMDB para que o Município pague aos agentes o piso salarial nacional de R$ 1.014,00.

Os agentes realizam visitação mensal  domiciliar trabalhando temas de saúde preventiva. A agente Maria de Lourdes Borges, que atua no bairro Barcelos, explicou que os agentes acompanham as famílias, incentivando atitudes de cuidado à saúde. “Orientamos os pais para que façam as vacinas nas crianças, acompanhamos as gestantes, os acamados, esclarecemos dúvidas em relação a ingestão de medicamentos, entre outros” disse Maria.

Durante a discussão da Indicação, o vereador Antônio Almeida, PPS comentou sua conversa com o Prefeito Elói Poltronieri. “O Prefeito não pode sair pagando só porque saiu a lei federal, a não ser que o dinheiro saia do bolso dele” salientou Antônio. O vereador destacou que o Prefeito afirmou que é possível que seja feito o pagamento retroativo a partir da data em que foi sancionada a lei federal. Explicou que o jurídico da Prefeitura está analisando a lei.

O vereador Betão Carneiro, PDT trouxe a informação de que o projeto de adequação do vencimento já está na mesa do Secretário de Gestão e Finanças, Marcelo Ceron, e chegará já na próxima semana à Câmara. Segundo Betão, o projeto determina o pagamento de R$ 1.014,00 mais 20% de insalubridade.

“O valor que vocês pleiteiam é pequeno frente ao ganho que se pode ter com a saúde preventiva bem feita” disse Alessandro Dalla Santa, PSB aos agentes presentes. Dalla Santa ressaltou que o Município gasta hoje R$ 35 milhões anuais em saúde pública. Segundo o vereador, o gasto na área da saúde em Vacaria é grande porque a saúde preventiva não é feita na escala que deveria ser feita.

Marcos Lima do PTB aproveitou o debate para lembrar que o Município precisa rever os salários pagos aos servidores. “Sei que são muitos os servidores, mas a Prefeitura paga muito mal os funcionários. Precisamos reavaliar isso” afirmou Marcos Lima, PTB.

Durante as discussões, Osni Domingues, PP disse que o vereador Leandro estava fazendo uma jogada política com o tema, pois o Prefeito certamente iria aumentar o vencimento dos agentes de saúde. Frente ao comentário de Osni, Leandro afirmou: “Nós fizemos a Indicação porque fomos procurados pelos agentes, faríamos tantas vezes fossem necessárias. A verdade é que o projeto com o piso padrão ainda não está na casa. É nosso papel pressionar.” concluiu Leandro.

Todos os vereadores votaram a favor da Indicação.