JOSÉ ATANÁSIO BORGES PINTO RECEBEU O CANDEEIRO FARRAPO

14/09/2016

14/09/16 03:53:47

Sessão Solene realizou-se no CTG Rancho da Integração nesta terça-feira (13)

A Câmara Municipal de Vacaria realizou nesta terça-feira(13), a Sessão Solene em homenagem à Semana Farroupilha e entrega do Troféu Candeeiro Farrapo ao poeta, compositor, contista e pesquisador do falar regional gaúcho, José Atanásio Borges Pinto.
Nascido na Vila Ituim, quando pertencia a Vacaria, hoje distrito de Muitos Capões, o homenageado dedicou-se desde cedo às coisas do campo, seus usos, costumes e linguajar. O gosto pela literatura surgiu aos 14 anos quando escreveu sua primeira composição denominada “Lembrança” em homenagem ao lugar onde nasceu.
Ao longo de sua vida participou de várias antologias e coletâneas de poesias e contos dentro e fora do estado e também em outros países. Como letrista e compositor participou dos principais festivais de música do rio Grande do Sul, obtendo inúmeras premiações. São de sua autoria clássicos da música gaúcha como “Segredos do meu cambicho, Das Prisões e das Igrejas, Maria das Areias, A razão de um cantor, Horizonte Perdido, Terra Querida, Aquele Moço, De boca em Boca, Vila Velha, dentre tantos outros.
Por ocasião do XXXI Rodeio Crioulo Internacional, realizado em janeiro deste ano José Atanásio lançou o Dicionário Poético Gaúcho Brasileiro, numa parceria com a Corag e o CTG Porteira do Rio Grande, resultado de mais de 25 anos de estudo e pesquisa.
O Vereador Osnir Domingues, foi escolhido para manifestar-se em nome da Câmara e afirmou que o Poder Legislativo sente-se honrado em homenagear uma personalidade que tanto se destacou na valorização e preservação da cultura e tradição farroupilha.
O músico Dorotéu Fagundes, parceiro de inúmeras composições, também fez uso da palavra representando os cancioneiros regionais de nosso estado e todos os parceiros musicais do homenageado, lembrando que o Rio Grande do Sul, se estruturou a partir do regionalismo. Para Dorotéu as letras de José Atanásio possibilitam a mais pura expressão dos valores cívicos do passado, o sentimento de amor a terra e de liberdade e pelas coisas puras dos relacionamento dos homens, das famílias, das cidades e da pátria.
Em seu pronunciamento José Atanásio Borges Pinto agradeceu a todos os Vereadores pela homenagem, aos familiares, aos amigos e às pessoas que tem um grande amor pela cultura gaúcha. Atanásio referiu-se ainda ao trabalho realizado por ele durante os últimos 25 anos na elaboração da obra Dicionário Poético Gaúcho Brasileiro para que as gerações futuras tenham uma referência e saibam de onde viemos, para saberem para onde podemos ir, de onde veio o nosso linguajar. Atanásio concluiu sua manifestação falando do orgulho de ser vacariano e da alegria de ser homenageado em vida pela sua terra querida “Vacaria”.
A Sessão Solene realizada no CTG Rancho da Integração contou ainda com as apresentações artísticas do músico Reginaldo Farber, de Lages-SC que interpretou a música Segredos do meu cambicho, do declamador vacariense Idalcir Peruchin que apresentou a poesia “Mistérios da Noite Escura” e da invernada artística juvenil do Grupo de Cultura Gaúchos de 35.