INDICAÇÃO SUGERE UTILIZAR TERRENOS BALDIOS NAS ÁREAS CENTRAIS COMO ESTACIONAMENTO

06/11/2019

06/11/19 11:36:49

Sugestão será encaminhada à Prefeitura que poderá acatar ou não a Indicação, elaborada pelo vereador Osvaldo.

| Crédito: Taís Vargas

por Giana Pontalti

A utilização de terrenos baldios como estacionamento é o tema de Indicação aprovada na sessão desta segunda-feira (05). O vereador Osvaldo Grigolo Junior (PSB) é autor da Indicação 73/2019 que sugere ao poder executivo autorizar o uso de terrenos baldios no centro e em bairros mais movimentados, como o Fátima e Santa Terezinha, como estacionamentos, sendo seus proprietários isentos do pagamento de IPTU.

A ideia visa ampliar o número de vagas de estacionamento na cidade e, também, fazer melhor uso dos vazios urbanos. A proposta foi inspirada em projeto já implementado na cidade de Carazinho.

“Nós sabemos que os municípios têm cada vez mais automóveis em suas ruas. Em Vacaria, os indicadores apontam um veículo para cada dois habitantes. Consequentemente, isso afeta o trânsito da cidade e dificulta o estacionamento nas áreas centrais. Esta proposta atenua o déficit de vagas, seja no centro ou na Avenida Moreira Paz, que concentra as agências bancárias”, destacou Osvaldo, durante a defesa da Indicação.

A Indicação recebeu o voto favorável de todos os parlamentares. O presidente Douglas Cenci (PT) parabenizou Osvaldo pela iniciativa, salientando que a proposta contribui, também, para a manutenção e limpeza dos terrenos baldios. O vereador Marcelo Dondé elogiou a Indicação, reforçando que ela contribui para a oferta de vagas, que são bastante disputadas, especialmente nos dias de chuva.

A Indicação, aprovada por unanimidade, segue agora para a apreciação do Prefeito Municipal. Importante destacar, que a Indicação é uma sugestão. A disponibilização dos terrenos com fim social e isenção de IPTU serão válidas somente se regulamentada pela Prefeitura.