INDICAÇÃO BUSCA DIVULGAR E INCENTIVAR A DOAÇÃO DE SANGUE

05/04/2017

05/04/17 04:22:12

Proposição de autoria do Ver. Fernando Lucena Maciel foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária de segunda-feira(3).

A Câmara Municipal de Vacaria aprovou por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira(3), a Indicação de nº 33/2017 de autoria do Ver. Fernando Lucena Maciel(PDT sugerindo à Administração Municipal que seja enviado ao Poder Legislativo um projeto que estabeleça procedimentos que visem divulgar, conscientizar e incentivar a doação de sangue durante a Semana Municipal de Conscientização sobre a doação de sangue no município de Vacaria.
Ao justificar a apresentação da Indicação de sua autoria o Ver. Fernando Lucena Maciel destacou que todos sabem que doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro. Ainda assim, é importante estimular a doação voluntária de sangue, por meio de divulgação, conscientização e incentivo, pois uma atitude simples pode salvar muitas vidas.
A doação de sangue se caracteriza como um tema de extrema relevância no desenvolvimento da saúde pública. É sabido que no Brasil faltam doadores. A falta de sangue nos serviços de saúde no Brasil constitui-se num sério problema de saúde pública. Doar sangue é um ato solidário, que deve partir de todo cidadão consciente da importância de ajudar o próximo.
De acordo com o Ministério da Saúde, entre todos os brasileiros que doaram sangue nos últimos cinco anos, a média ficou em 1,8% da população e, desses, mais de 50 % são espontâneos, chegando a 3,5 milhões de bolsas por ano. Entre 2013 e 2014, houve aumento de 5% na coleta de bolsas de sangue no país, passando para 3,7 milhões de bolsas. É uma quantia considerável, que cobre grande parte da demanda, mas é inferior aos padrões recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que, no caso do Brasil, seria de 5,7 milhões de bolsas. Portanto, conclui-se que divulgar, conscientizar e incentivar novas doações e doadores voluntários é uma ação necessária na conjuntura em que vivemos. É preciso adotar ações inovadoras para promover uma mudança de comportamento da população em relação à doação voluntária de sangue.
A apresentação de projeto tem por objetivo, incentivar a doação voluntária de sangue em nosso Município, de forma a aumentar o número de doadores e assim, minimizar ou superar a carência que a população enfrenta deste insumo fundamental nos serviços de saúde.