INAUGURADA A NOVA ALA SUS DO HNSO

30/10/2017

30/10/17 10:53:06

Autoridades prestigiaram a cerimônia realizada na sexta-feira(27).

| Crédito: Herbert Hasse Jr

por Elenise Minella

O presidente da Câmara Municipal vereador Marcos Lima, acompanhado de todos os vereadores da Casa, participou na sexta-feira(27) da cerimônia de inauguração da nova ala SUS do Hospital Nossa Senhora da Oliveira.

O projeto de regularização e reforma da Unidade de Internação Adulto do Hospital teve como objetivo adequar e qualificar os espaços de acordo com a Resolução nº 50 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A área reformada totaliza 985 m² com capacidade para 49 leitos, em quartos privativos (isolamento) e enfermarias de dois a seis leitos.

A obra contou com recursos destinados pelo processo da Consulta Popular, quando a comunidade regional indicou esta demanda como prioritária.
Consulta Popular 2009/2010-R$ 300.000,00 (trezentos mil reais)
Consulta Popular 2010/2011-R$ 280.800,00(duzentos e oitenta mil e oitocentos reais)
Consulta Popular 2012/2013-500.000,00 (quinhentos mil reais)

Os valores mencionados totalizaram R$ 1.157.815,00 (Hum milhão, cento e cinquenta e sete mil, oitocentos e quinze reais);
A obra também contou com recursos destinados pela Câmara Municipal através de emenda coletiva apresentada pelos vereadores e paga pela Prefeitura no valor de R$ 525.000,00, (quinhentos e vinte e cinco mil reais) no mês de dezembro de 2016. O Hospital também destinou à obra recursos próprios, no valor de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais)

A obra de reforma da Ala Sus também recebeu recursos provenientes de emendas parlamentares que foram destinados a aquisição de equipamentos que serão utilizados pelos pacientes. Foram autores destas emendas: o Deputado Federal Osmar Terra (PMDB), o Deputado Federal Henrique Fontana(PT), o Deputado Federal José Stédile (PSB), o Deputado Federal Alceu Moreira(PMDB), a Senadora Ana Amélia Lemos (PP) e o Deputado Federal Affonso Hamm (PP) que destinou emenda para a compra de 44 camas hospitalares.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Secretário de Planejamento Governança e Gestão, Carlos Búrigo, que na solenidade representou o Governador do Estado José Ivo Sartori, da Coordenadora da 5ª Região de Saúde, Solange Sonda, que representou o Secretário de Estado de Saúde João Gabbardo dos Reis, do representante da Câmara Federal, Deputado Henrique Fontana, do representante da Assembleia Legislativa gaúcha Deputado Estadual Ronaldo Santini, do Prefeito de Vacaria Amadeu de Almeida Boeira, do Juiz de direito Mauro freitas da Silva, do representante do Ministério Público Promotor Luis Augusto Gonçalves Costa, do administrador do HNSO, Édson Isolan e da Representante do Conselho Provincial das Irmãs de São José Irmã Eliza Zuanazzi.