Gerente da Serrana Engenharia conversa com vereadores sobre o recolhimento do lixo na cidade

28/10/2013

28/10/13 12:00:00

Rafael Reichert e Orimar Pizzamiglio | Crédito:

O recolhimento e destinação do lixo doméstico foi tema de debate na Câmara nesta segunda(28). Tramita na Câmara projeto de iniciativa do Executivo que prevê alteração das taxas de limpeza urbana. O gerente administrativo da Serrana Engenharia, que venceu o processo licitatório, Rafael Reichert esteve reunido com os vereadores apresentando a empresa e esclarecendo dúvidas.

O Secretário Geral de Governo, Orimar Luis Pizzamiglio explicou que os usuários em Vacaria pagam uma taxa de limpeza urbana muito abaixo de cidades do mesmo porte. O vacariense paga, hoje, em média R$ 18 anuais. Poderá pagar R$ 28. Em Venâncio Aires, o contribuinte paga R$ 49,00 e em São Borja, R$ 77, em média.

A Serrana Engenharia receberá R$ 3 milhões para operar em Vacaria, com um custo 54,52% maior do que da empresa que atuava anteriormente. Parte deste índice será repassado ao contribuinte. “O valor médio pago, até então, era de R$ 0,05 centavos ao dia. Se aprovado o projeto, será R$ 0,07” diz Orimar.

Durante a conversa, o vereador Alessandro Dalla Santa, PSB sugeriu que a Prefeitura, junto à Serrana, estabeleça um plano para recolher os entulhos acumulados nas vias públicas durante os últimos meses, no período de transição das empresas. O vereador Marcos Lima, PTB lembrou das cidades que fazem uso de containers, facilitando a separação e recolhimento do lixo. “Sabemos que a implementação é complexa. No entanto, os custos operacionais são reduzidos e a separação é facilitada”

A Serrana, que opera há um mês, está finalizando o processo de conhecimento de território e estudo das rotas. Os horários de coletas serão informados à população na próxima semana, divulgados através de panfleto e anúncios nas rádios da cidade.

Para mais informações sobre a coleta de lixo, a Serrana disponibiliza o atendimento ao consumidor através do (54)3232-4422. O atendimento neste número é durante o horário comercial.