Futuros vereadores participam de oficina de capacitação

14/12/2012

14/12/12 12:00:00

A Câmara de Vereadores de Vacaria promoveu nesta quinta-feira, dia 13, a oficina de capacitação “Nova Legislatura”. O evento uniu vereadores, assessores e servidores de seis cidades da região para pensar a prática legislativa.

Vacaria contará com um número maior de vereadores no próximo ano. Para Edison Mello, economista e ex-auditor do Tribunal de Contas do Estado, quanto mais vereadores, maior a representação da população no Poder. “Vejo muita gente criticando o aumento de número de vereadores. Isto só é um custo se não houver eficiência no legislativo”.

E eficiência foi muito citada na palestra de Edison. O economista falou sobre as peças orçamentárias dos Municípios. “No meu ver, a lei mais importante é a do orçamento. Afinal, mexe com o bolso e o bolso é o lugar mais sensível do ser humano. As pessoas contribuem com impostos e querem ver o resultado lá na frente”.

Explicou aos vereadores que é preciso conhecer muito bem o orçamento municipal, pois não se pode votar, opinar se não se tem conhecimento. Reforçou também que todo o projeto deve ser cuidadosamente discutido antes de ser votado. “O Vereador pode aprovar um projeto que destina uma verba para o CTG da cidade? Pode sim. Mas para aprová-lo é preciso averiguar o que este CTG está fazendo, de fato, para a cidade. Está criando um curso de gaita ponto ou uma oficina cultural? Tem que haver um propósito de interesse coletivo."

"Em uma cidade, o bom gestor precisa identificar os problemas da população, precisa averiguar o dinheiro disponível e encontrar as melhores soluções sem gastar mais do que se arrecada” disse Edison.

Além de Edison Mello, o evento contou com a participação de Higino Vieira, do Interlegis e Paulo Henrique Soares, consultor legislativo do Senado Federal.

Mais de 60 pessoas participaram do evento. Entre os 15 vereadores de Vacaria eleitos para a próxima legislatura, estiveram presentes Romoaldo Michelon, Joaquim Boeira de Vargas, Jag Souza, Valdecir Panisson e Dagmar Dengo.