FRENTE PARLAMENTAR UNE FORÇAS PELA CONCLUSÃO DO AEROPORTO

A Frente Parlamentar já definiu próximas ações

| Crédito: Taís Vargas

por Giana Pontalti

A Câmara Municipal lançou no dia 29 de setembro a Frente Parlamentar pela conclusão do aeroporto regional dos Campos de Cima da Serra Enore Mezari.

A Frente foi idealizada pelo vereador Marcelo Dondé (PP) e agrega sete parlamentares que, juntos, objetivam garantir que o aeroporto de Vacaria opere regularmente. “O aeroporto é um instrumento fundamental para alavancar o desenvolvimento regional. Queremos, através dele, escoar a produção da região e atrair turistas” destacou Marcelo.

Após o lançamento, a Frente promoveu uma audiência pública que contou com a participação de políticos (prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores) de toda a região. Nove deputados federais e estaduais prestigiaram o evento. O Secretário Estadual adjunto de desenvolvimento rural, pesca e cooperativismo, Iberê Orsi, representou o Governador do Estado. O deputado estadual Sérgio Turra representou o Presidente da Assembleia gaúcha. Também esteve presente no evento, a diretora do Departamento Aeroportuário (DAP) da Secretaria Estadual de Transportes, Ligia Vilagran Barreto Alves.

Desde janeiro de 2014, o aeroporto de Vacaria é público, homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e está apto a operar com aeronaves compatíveis com a infraestrutura atual. A pista é uma das maiores do Estado, com 2.020m. A gestão do aeroporto é compartilhada entre o Estado e o Município. Assim que o terminal de passageiros for construído, o aeroporto estará habilitado para receber linha aérea regular. “O Estado vai assinar o contrato da obra para a construção do terminal em início de outubro e o cronograma prevê a execução dele em quatro meses” explicou Ligia.

Ligia salientou aos participantes da audiência que novos investimentos no aeroporto serão feitos a partir do momento em que alguma companhia aérea demonstrar interesse e informar o tipo de aeronave que irá pousar. “Aeronaves pequenas com até 60 assentos já poderão operar assim que o terminal estiver finalizado” complementou. Para isto, segundo ela, não são necessários mais investimentos em equipamentos e serviços como carro contra incêndio, balizamento da pista (iluminação noturna), entre outros. A diretora sugeriu que as autoridades regionais levantem junto às companhias aéreas o interesse em operar para, então, planejar e estimar os recursos adicionais para dotar o aeroporto da infraestrutura necessária.

O Secretário municipal de desenvolvimento, tecnologia, trabalho e turismo, Mário Almeida informou que são estimados 7 a 10 milhões de reais para adaptar o aeroporto para o pouso e decolagem de aeronaves maiores. A Frente conta com o apoio dos deputados na captação desse recurso.

Todos os deputados demonstraram apoio à causa. O deputado federal Afonso Hamm (PP) disse que este ano é um dos mais difíceis em questões orçamentárias, mas sempre há algum recurso disponível. O deputado federal Pompeo de Mattos (PDT) sugeriu que a Frente conquiste o apoio de cada parlamentar gaúcho na Câmara dos deputados e no Senado. “Se cada um de nós der R$ 100 mil, já são R$ 3,4 milhões”. O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP) também demonstrou apoio à Frente e destacou a importância do aeroporto começar a operar mesmo sem toda a infraestrutura ideal. Salientou que são os empresários que precisam se unir e gerar a demanda inicial.

A Frente Parlamentar está decidida a levantar recursos para melhor estruturar o aeroporto. Para isso, já formalizou ofício aos deputados que estiveram na audiência para que indiquem emendas de bancada para Vacaria. Além disso, a Frente cumprirá agenda em Brasília na semana do dia 23 de outubro para reunião com a Anac. “Vamos atuar nas duas frentes para garantirmos recursos” explicou o presidente Marcelo Dondé. Quanto ao estudo de demanda, a Frente aguarda a orientação do DAP para planejá-lo.

A Frente Parlamentar é pluripartidária. É composta pelos vereadores:

Marcelo Dondé (PP)- Presidente
Fernando Maciel (PDT) – Secretário
Mauro Schuler (PSB)
Osvaldo Grigolo Junior (PSB)
Moacir Bossardi (PSDB)
Vanesa de Almeida Boeira( PSDB)
Joaquim Boeira de Vargas (PMDB)

Deputados que estiveram no lançamento da frente e na audiência pública:

Afonso Hamm (PP) - federal
Catarina Paladini (PSB) – estadual