FOTÓGRAFO FERNANDO ANELLO (IN MEMORIAM ) RECEBE HOMENAGEM NA CÂMARA

11/10/2017

11/10/17 05:04:34

Solenidade aconteceu nesta quarta-feira(11), numa iniciativa do Poder Legislativo e Grupo Vacaria Nativista

Por Elenise Minella

Nesta quarta-feira(11), a Câmara Municipal de Vacaria e o Grupo Vacaria Nativista realizaram no plenário do Poder Legislativo solenidade em homenagem ao fotógrafo Fernando Anello(In Memoriam) e abertura oficial da Exposição Fotográfica “O homem que fotografou a Vacaria de outrora”.

Nascido em Cerami, na Itália, veio para o Brasil muito jovem, em 1919 passou a residir em Caxias do Sul onde aprendeu o ofício de ser fotógrafo. Em 1920 veio para Vacaria onde conheceu Apolinária Teles de Avila com quem se casou e teve duas filhas Itália e Flora.

Anello destacou-se por fotografar monumentos, construções, praças, pontes e estradas. Ele era muito exigente em seu trabalho e primava pela qualidade do material e equipamento utilizado. A câmera Kodak que o acompanhou até a sua morte, em 13 de dezembro de 1972, foi adquirida diretamente na fábrica em Porto Alegre.

A Exposição estará aberta à visitação pública até o dia 31 de outubro, no hall dos Gabinetes dos vereadores, no 1º andar da Câmara Municipal de Vacaria. Após percorrerá as galerias das agências bancárias do município de Vacaria.

Compareceram a solenidade de homenagem ao fotógrafo Fernando Anello sua filha Flora Lemos, seus netos José Luis, Dirce, Soraya e Lemos Neto, acompanhados de familiares.