ESTRADA DO INTERIOR RECEBERÁ O NOME DE LUIZ SALVADOR BALDIN

01/08/2016

01/08/16 05:33:48

Estrada liga a BR 285, na altura do Km11, ao Passo do Bordô.

| Crédito: Imagem meramente ilustrativa

Na sessão ordinária da última terça-feira (26), os Vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Legislativo nº 16/2016 de autoria do Vereador Romoaldo Michelon que propôs a denominação da estrada que inicia junto ao km 11 da BR285, passando pelo Capão da Herança, até o Passo do Bordô de Estrada Municipal Luiz Salvador Baldin.
O Sr. Luiz Salvador Baldin, nasceu em Antônio Prado, no dia 28 de fevereiro de 1928, era filho de João Baldin e Amábile de Bastiane Baldin. Casou-se com Pierina Filomena Rizzi Baldin, com quem teve dez filhos: Hildo Baldin, Hélio Baldin, Hugo Baldin, Félix Baldin, Inês Baldin, Reinaldo Baldin, João Baldin, Guido Baldin, Isidoro Baldin e Augusto Baldin.
Logo que casou, Luiz vinha até Vacaria para trabalhar como pedreiro ajudando seu pai.
Entre o ano de 1956 e 1961 Luiz e sua família foram para Medianeira, no Paraná. Lá trabalhavam como roceiros, capinando lotes como empregados. Logo após, voltaram ao Rio Grande do Sul e começaram a trabalhar como empregados no Capão da Herança. Por volta de 1963 a estrada para o Capão da Herança era apenas um corredor de terra batida. Nos dias de chuva, baixava uma cancela e não passava caminhão nenhum para carga, apenas carros pequenos e ônibus que transportava os trabalhadore
Em 1965 já não era mais assim, mas as estradas ainda eram de difícil acesso.
No mesmo ano, Luiz arrendou um hectare de terra do vizinho Franco Corrêa. Este pedaço de terra era de banhado, que Luiz e seus filhos ajeitaram a foice e enxada para realizar o plantio de batatas.
Em 1966 conseguiu arrendar mais um pedaço e iniciou o plantio de trigo pão.
Iniciou uma sociedade com seu irmão Dante Baldin e Angelin Pegoraro, onde adquiriram cerca de 4.000 hectares de campo. Um tempo depois Dante desfez a parceria, Luiz ficou com 1.200 ha e Angelin com 2.800 ha.
Em 1967 a produção de trigo cresceu muito, então os produtores da região se juntaram e pensaram em construir silos e secadores. Cogitaram fundar uma cooperativa.
Em 1971 adquiriram terras no Mato Grosso em sociedade com Ernesto Bortolon e Albino Frozi.
Em 1974 Luiz vendeu 1.160 ha em Vacaria para uma empresa de Fraiburgo, ficou com apenas 40 ha no município e mais alguns em Mato Grosso.Em 1974 implantaram o primeiro pomar de maçãs, que mantiveram por aproximadamente 25 anos. Erradicaram e implantaram lavoura, que mantêm até hoje.
Em 1976, os moradores e trabalhadores do Capão da Herança reuniam-se e arrecadavam dinheiro para comprar combustível e doar para a prefeitura. Usariam este combustível para alargar as estradas. Na mesma época, os moradores se juntaram e puxaram a energia elétrica da cidade, do km 5 que era o bairro mais próximo do local. Um tempo depois a energia elétrica foi financiada por bancos e a AFCEEE devolveu o dinheiro aos moradores. Em 26 de maio de 2004 Luiz veio a falecer, aos 76 anos.