ESTÁ REATIVADA A FRENTE PARLAMENTAR MISTA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE VACARIA

04/05/2022

04/05/22 03:55:00

Representantes irão até Porto Alegre no dia 11 de maio para expor as necessidades do setor.

| Crédito: Giordana Grigol e Laura Zanotto

por Giordana Grigol

Foi reativada nesta semana a Frente Mista de Segurança Pública de Vacaria. Uma iniciativa da Câmara Municipal, por meio do presidente Fabiano Vacaria (PTB) e dos órgãos de segurança pública, representantes da sociedade civil e integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e OAB que fomentarão o debate sobre segurança em Vacaria.

Conforme o Comissário da Polícia Civil, João Carlos Pinto de Abreu, o objetivo é prevenir crimes graves com envolvimento de facções. “Importante destacar que além da segurança, o retorno que estamos buscando é para a nossa cidade de Vacaria e também de forma regional. Os crimes estão aumentando em todo o país e aqui estamos resistindo com trabalho ostensivo, preventivo e investigativo. Para resistir às facções, nós precisamos dar ainda mais apoio aos órgãos de segurança.” - destaca Abreu.

O Promotor Rodolfo Grezzana, da Promotoria de Justiça Criminal de Vacaria, também esteve presente na reunião que instalou a Frente Mista de Segurança Pública. Ele destaca o esforço dos órgãos envolvidos para oferecer melhorias, inclusive, em relação ao presídio estadual instalado na cidade. “Nosso presídio precisa de reformas e melhorias. O prédio está localizado dentro da cidade e precisamos remodelá-lo para esta situação, já que não há possibilidade de pensarmos em um novo presídio por ser inviável financeiramente. Essa é uma demanda importante e acreditamos que vamos avançar nisso.” - reforça o promotor Rodolfo.

Outras demandas, como melhorias estruturais, ferramentas de trabalho, equipamentos e pessoal também é uma das necessidades dos demais órgãos de segurança, como é o caso do Consepro. “A situação está bem difícil, sobrevivemos das doações, campanhas e de verbas do poder legislativo.” - revela a advogada Kellin Frozi.

No encontro para a instalação da Frente Mista de Segurança Pública de Vacaria ficou definido que representantes irão até Porto Alegre no dia 11 de maio para expor as necessidades do setor.

Umas das primeiras sugestões será a demanda por uma ambulância de resgate para o Corpo de Bombeiros. Com custo de cerca de R$ 600 mil (seiscentos mil reais), o veículo já tem a garantia de R$ 245 mil (duzentos e quarenta e cinco mil reais) de origem das Emendas Parlamentares da Câmara.