ESCOLA PEDRO ÁLVARES CABRAL RECEBEU HOMENAGEM DA CÂMARA PELOS 70 ANOS

Data de publicação

22/06/2022

Data de atualização

22/06/22 09:28:47

A escola é a instituição municipal de ensino mais antiga de Vacaria

Salvar imagem

| Crédito: Saulo Vargas

por Júlia Costa

Na noite de ontem, dia 21, foi realizada uma homenagem em comemoração aos 70 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Álvares Cabral. A solenidade foi uma proposição da vereadora Clarice Brustolin, através do Requerimento 02/2022, e lotou a casa legislativa.

A história da Escola Pedro Álvares Cabral começou em 1952, quando moradores do, hoje, bairro Petrópolis, tiveram a ideia de juntar crianças para formar uma pequena escola em uma residência da região. Desde então, a escola ocupou diferentes endereços e teve algumas nomenclaturas, até se fixar no local atual. Hoje são 540 alunos, além de um quadro de 50 funcionários, entre equipe gestora, professores e funcionários. 

Estiveram presentes na solenidade nove ex-diretoras da Escola, que foram homenageadas pela atual gestão. Também foram reconhecidas na oportunidade, a professora Márcia Lisboa Finger e a funcionária Noeli Palaoro, que são as pessoas que há mais tempo trabalham na instituição de ensino.

Na solenidade, foi entregue pela vereadora proponente da homenagem, Clarice Brustolin, uma placa como lembrança da comemoração, à atual diretora da Escola, Milene Paim.

A vereadora Clarice, em sua fala na tribuna, lembrou de sua ligação afetiva com a instituição e a importância que as pessoas tiveram na história desta: 

“Agradeço a todos que passaram pela escola e ajudaram a construir a sua história, pois ela é uma escola que teve início com as famílias. Com o passar do tempo muitas coisas mudam e evoluem, e é muito bonito ver a evolução que a escola teve ao longo dos anos. Sabemos como cada professor, aluno e morador da comunidade foi extremamente importante para essa evolução”. 

A noite também foi recheada de apresentações artísticas. Uma delas teve dança, música e teatro, e, ao final, foi fechada uma cápsula do tempo com mensagens de todos os vereadores desta gestão, escritas em um papel, que será aberta daqui 10 anos. Declamação de poesias e apresentação com gaita e violão pelos alunos, entre uma homenagem e outra dos vereadores, também fizeram parte da cerimônia.

Além das apresentações, foi exibido um vídeo, narrado pelo ator vacariense Marco Verza, que apresentou a escola. Nele, o público foi levado a percorrer seus corredores, transitar por seus ambientes e conhecer pessoas que foram importantes na história da instituição, além de figuras que a estão construindo atualmente. 

A diretora Milene usou a tribuna para expressar o compromisso da escola com a comunidade:

“Hoje é um momento de muita alegria, afinal, estamos comemorando 70 anos de história. Ao longo deste tempo a escola esteve comprometida com o desenvolvimento de habilidades e competências dos nossos alunos, inserindo milhares de cidadãos na sociedade, que levam consigo memórias que marcaram as suas vidas.” 

Se quiser, você pode assistir a Sessão Solene em homenagem aos 70 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Álvares Cabral que foi transmitida ao vivo e que está registrada na página da Câmara no Facebook e no canal do legislativo no YouTube.

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces