A cerimônia de encerramento e a premiação dos alunos da rede municipal de Vacaria ocorrerão no dia 28 de novembro, no plenário da Câmara
A etapa 2025 do projeto “OAB Vai à Escola”, desenvolvido pela Comissão Especial da OAB Subseção Vacaria em parceria com a 23ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), teve seu encerramento na sexta-feira,07/11, com a entrega de premiações aos estudantes autores das melhores redações produzidas ao longo das atividades nas escolas estaduais da região.
O projeto, coordenado pelo advogado Clóvis Rodrigues, percorreu ao longo do ano letivo as instituições de ensino da rede estadual, promovendo debates, oficinas e rodas de conversa sobre cidadania, direitos e deveres, ética, democracia e participação social. A iniciativa busca aproximar o universo jurídico do ambiente escolar, estimulando os jovens à reflexão crítica e ao protagonismo estudantil.
Três estudantes foram premiados pela qualidade das redações
Durante o evento de encerramento, realizado na sede da OAB Subseção Vacaria, foram anunciados os três alunos vencedores da edição 2025, selecionados pela comissão avaliadora pela originalidade, profundidade temática e qualidade textual.
Os premiados foram:
- 1º lugar – Amanda Giacomin, da Escola Estadual Marcírio Marques, de Esmeralda, que recebeu um tablet;
- 2º lugar – Manuela Balardin Baticini, da Escola Álvaro Laureano Brum, de Campestre da Serra, vencedora de um Kindle;
- 3º lugar – Alexandre Baldin Moreira, do Instituto Irmão Getúlio, de Vacaria, contemplado com um fone bluetooth.
A entrega dos prêmios oferecidos pela empresa Resfriar foi acompanhada por gestores, professores, familiares e representantes da OAB, da Câmara de Vereadores e da 23ª CRE, que destacaram o impacto positivo do projeto no desenvolvimento educacional dos estudantes.
Rede municipal terá encerramento no dia 28 de novembro
Após concluir as ações na rede estadual, o projeto segue para a etapa final junto às escolas do município. A cerimônia de encerramento e a premiação dos alunos da rede municipal de Vacaria ocorrerão no dia 28 de novembro, no plenário da Câmara de Vereadores, reunindo novamente comunidade escolar, representantes institucionais e parceiros da iniciativa.
Para o coordenador advogado Clóvis Rodrigues da Silva Junior, o resultado alcançado em 2025 demonstra a força da integração entre a OAB, as escolas e as famílias:
“Nosso objetivo é fortalecer o entendimento dos estudantes sobre seus direitos e responsabilidades, abrindo espaço para que reflitam, participem e sejam agentes de transformação em suas comunidades. A qualidade das redações mostra o quanto esse diálogo é importante.”