Em busca do bem comum: Panisson participou nesta segunda de reuniões com catadores e moradores do Jardim América

30/09/2014

30/09/14 12:00:00

O Vereador Valdecir Panisson, PT participou de reuniões com as associações de catadores e de moradores do bairro Jardim América nesta segunda, 29.

As reuniões foram realizadas no salão de atos da Prefeitura e tiveram a presença de Rose Carla Sílvia Correia, da Secretaria do Patrimônio Federal e do Prefeito Elói Poltronieri. Rose veio à Vacaria após tomar conhecimento dos conflitos entre catadores e moradores da área federal, ocupada pela associação de recicladores.

Os catadores obtiveram autorização para ocupar parcialmente a área, localizada ao lado da ferrovia, após apresentarem projeto ao Governo Federal. Segundo o vereador Panisson, o grupo apresentou projeto que  contempla um memorial do catador, o galpão de reciclagem e um projeto habitacional. Panisson disse que os catadores foram informados de que a área não poderá ser utilizada para a instalação de moradias. “A ideia é que parte do local seja utilizada para a separação do lixo reciclável e a outra parte seja aproveitada por toda a comunidade do Jardim América. Discutimos propostas com os dois grupos e, agora, vamos analisar as convergências e divergências fazendo um novo projeto para apresentar ao Governo Federal” disse.

Panisson comentou que a associação dos moradores do Jardim América se pronunciou a favor da presença dos catadores, desde que a área onde eles atuam seja organizada. O vereador explicou que em um segundo momento é preciso construir uma área coberta, mas que qualquer obra depende da liberação da área pelo Governo federal. “Tem ainda o impasse da posse da área. Vamos ver como prossegue essa discussão” explicou.

Durante a sessão legislativa desta segunda, o vereador relatou aos demais parlamentares como foram as conversas com os catadores e os moradores do Jardim América. Panisson ressaltou que as conversas foram pacíficas, em busca do entendimento. “Quero aproveitar e agradecer novamente aos catadores e moradores que entenderam que precisamos buscar uma solução comum que beneficie a todos” disse.