Elisabete defende mais exames de ultrassonografia no serviço público de saúde

01/10/2014

01/10/14 12:00:00

foto meramente ilustrativa - Fonte: http://clinicaguerini.com.br/ | Crédito:

O planejamento familiar e a saúde da gestante e seu bebê estão entre as preocupações da Vereadora Elisabete Ritter de Vargas Silva, PMDB. Elisabete apresentou sete emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias, aprovada esta semana. Entre elas, quatro são da área da saúde.

A vereadora defende que sejam feitos, no mínimo, dois exames de ultrassonografia durante a gravidez em mulheres atendidas pelo sistema público de saúde. “Fiz essa emenda porque os cuidados no pré-natal são fundamentais. Ouço de médicos que muitas gestantes têm problemas no parto por desconhecer como está a saúde do bebê. E que exames de ultrassonografia em Vacaria são raros, feitos somente em gestantes com gravidez de risco” relatou.

Em entrevista por telefone à assessora de imprensa da Câmara, o enfermeiro Márcio Tramontina explicou que geralmente é feito um exame por grávida e que outros podem ser feitos por solicitação médica. O enfermeiro disse que a ultrassonografia é realizada em clínica contratada, a SRC.

Elisabete propôs, na emenda 08/2014, que o orçamento da Secretaria da Saúde seja ampliado em R$ 50 mil para a realização de mais ultrassonografias. O recurso seria extraído da Secretaria de Obras, do programa Manter a Cidade limpa.

Outra emenda, a 12/2014 propõe que o Município inclua no contrato firmado com o Hospital Nossa Senhora da Oliveira a realização de ultrassonografia no momento do parto quando a gravidez for de risco. “Próximo ao momento do parto, o exame precisa ser imediato. Isso precisa estar previsto em contrato” explicou Elisabete.