DUAS FARMÁCIAS DE VACARIA ADEREM A CAMPANHA MÁSCARA ROXA

25/08/2020

25/08/20 08:05:54

Máscara roxa é um código que as mulheres vítimas de violência doméstica podem fazer nas farmácias para pedir ajuda

| Crédito: Marcelo Casagrande

por Giordana Grigol

Na segunda-feira (24) o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sancionou o Projeto de lei 70/2020 que institui o recebimento de comunicação de violência doméstica e familiar contra a mulher por intermédio de atendentes em farmácias e outros estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços em funcionamento durante a pandemia do Novo Coronavírus, chamado informalmente de Máscara Roxa.

No mês de junho o vereador Fernando Lucena Maciel propôs a Moção de apoio 13/2020 que foi encaminhada ao coordenador do Comitê do Movimento Eles por Elas / He for She, o deputado estadual Edegar Preto, para enaltecer a Campanha em nome do legislativo vacariense.

“Nosso plenário aprovou por unanimidade a Moção de apoio sobre a Campanha. Agora, precisamos aplaudir a atitude do governo que sancionou o Projeto sobre este assunto que é tão importante. Só quem sofre com essas situações dentro de casa sabe o quanto é difícil. Aqui na Câmara, por exemplo, já ouvi muitos relatos de pessoas da comunidade que sabem de situações que acabam se tornando comum pelo constrangimento da denúncia, infelizmente.” - revela o vereador Fernando.

Conforme a Polícia Civil, pelo menos 20 casos já foram denunciados no Estado e dois homens presos em flagrante por meio do projeto.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva destacou na sessão ordinária desta terça-feira (25), que participou do lançamento regional da Campanha Máscara Roxa representando o legislativo vacariense. Segundo ela, na oportunidade, o deputado Preto citou a Moção emitida pelos vereadores de Vacaria.

“Essa iniciativa do pedido de máscara roxa é um código que as mulheres vítimas de violência doméstica podem fazer nas farmácias, sendo o atendente uma pessoa de confiança para o pedido. Gostaríamos que mais farmácias locais aderissem à campanha para que possamos ajudar a proteger as mulheres vítimas desse tipo de violência.” - explica a presidente Selmari.

Em Vacaria duas farmácias já fizeram a adesão da Campanha e estão capacitadas para atender as vítimas de violência doméstica. São elas: Farmácias Associadas e Farmácia Preço Mais Popular. A Farmácia Associadas fica na Avenida Moreira Paz, 707 e a Farmácia Preço Mais Popular está localizada na rua Dr. Flores, 324.

Demais estabelecimentos que quiserem aderir ao projeto devem contatar o Comitê pelo telefone (51) 99199-3641 ou pelo e-mail comite.gaucho.elesporelas@gmail.com.