Dona Zeca recebeu a Medalha Mulher Cidadã

05/03/2013

11/03/13 12:00:00

Pelos seus 55 anos de trabalhos dedicados à causa social, a senhora Maria José Guazzelli Costa recebeu a Medalha Mulher Cidadã nesta terça-feira, em noite de solenidade, na Câmara Municipal de Vereadores.

Em noite de homenagem, a vereadora Jane Andreola Oliboni disse que faltariam prêmios e honras para agradecer tudo o que Dona Zeca fez por onde passou. Lembrou ainda, do exemplo paterno que a incentivou a dedicar parte de sua vida ao social.

O vereador Marcos André Pereira de Lima destacou as pessoas que realizam atividades sociais por vocação, sem preocupação com o retorno pessoal. “ Tem dois tipos de pessoas que aparecem para a sociedade. Uma, é aquela que trabalha para aparecer. No seu caso, é aquela que aparece na sociedade porque trabalha para o próximo com muito amor”.

A vereadora Elisabete Ritter de Vargas Silva fez um relato histórico das conquistas femininas. “Antes de 1960, a mulher precisava pedir autorização ao marido para poder trabalhar” explicou a vereadora. Destacou o trabalho social e também político de Dona Zeca que foi vereadora de 1983 a 1993.

Em um momento de surpresa, a neta Lívia, que veio de Porto Alegre, especialmente para a cerimônia, emocionou a avó e o público com suas palavras. “ A minha avó é uma mulher linda em todos os aspectos” disse. “Essa mulher elegante que vocês percebem tinha poucas roupas quando menina e apenas um sapato para o domingo. A limitação fez com que aprendesse a dar valor, não para as coisas materiais, mas para as pessoas a sua volta”.

“Sem medo posso dizer que minha avó poderia ter sido senadora, pois habilidade, carisma e liderança não lhe faltam. Mas ela fez escolhas. Quando faltou a minha mãe, ela abraçou a nós com muito carinho. Escolheu cuidar da gente, superando uma geração inteira para se atualizar às nossas necessidades” confessou Lívia.

Representantes de entidades sociais, amigos e parentes lotaram o plenário para acompanhar à homenagem à Maria José Guazzelli Costa.

A indicação de Maria José Guazzeli Costa foi feita pelo Vereador Valdecir Panisson.