Defesa Civil realiza Conferência Municipal em Vacaria

26/01/2010

30/11/-1 12:00:00

A Câmara Municipal de Vacaria sediou a 1ª Conferência Municipal da Defesa Civil dos Municípios dos Campos de Cima da Serra. A organização e promoção foi do Conselho Municipal da Defesa Civil de Vacaria(COMDEC). O evento que iniciou às 9:30h, teve a participação na abertura do prefeito Elói Poltronieri e depois seguiu com os painéis. A prefeita de Muitos Capões Mara Barcelos falou sobre o episódio que passou Muitos Capões com o tornado de 2005. Já o Tenente Coronel José Francisco Barden da Rosa, presidente regional do COMDEC, falou sobre fundamentos para operacionalização da Defesa Civil municipal. Na parte da tarde a Conferência seguiu com as palestras do Major Aurivan Chiocheta, sub chefe da Defesa Civil no estado, que passou orientações sobre a criação dos Conselhos e por último o painelista foi o major Jair Euclésio Ely de Passo Fundo que abordou o plano de emergência a ser desenvolvido num evento climático. Foram retiradas propostas que serão levadas para a Conferência Estadual em fevereiro e a Conferência Nacional em Março. O alerta é para que todos os municípios se organizem para formação da Defesa Civil, pois a região Sul é uma área de grande risco de efeitos climáticos.