DECLAMAÇÃO, CHULA E MEDALHAS: CTG RANCHO DA INTEGRAÇÃO E GUARDA MUNICIPAL RECEBEM HOMENAGENS EM SESSÃO SOLENE

25/07/2023

22/08/23 02:02:14

Entidades celebram 30 anos no mês de julho

| Crédito: Saulo S. Vargas

O plenário da Câmara Municipal de Vacaria lotou na noite desta terça-feira (25) para acompanhar a sessão solene em homenagem aos 30 anos do CTG Rancho da Integração e aos 30 anos da Guarda Municipal.

O CTG Rancho da Integração irá celebrar seus 30 anos de fundação no dia 30 de julho. Para lembrar seu trabalho e a cultura gaúcha, a prenda Bruna Vitória de Toledo declamou na tribuna da Câmara e cinco chuleadores fizeram apresentações artísticas no plenário. O autor da proposição da homenagem foi o vereador Diomir José Saraiva (PT).

- Estampa de uma raça, orgulho de um povo. Com esse lema, há 30 anos surgia o nosso CTG Rancho da Integração. Para mim, para nós e para a Câmara de Vereadores é um momento especial a data de hoje porque é uma homenagem singela, mas é uma homenagem do povo e de toda a cidade de Vacaria - comentou o parlamentar autor da proposição.

Roberto Almeida, patrão do CTG Rancho da Integração, dedicou seu espaço na tribuna para agradecer, entre outros, invernadas artísticas, ex-patrões e pais dos integrantes: “[...] estamos muito satisfeitos em receber esta homenagem. [Quero] Saudar as nossas invernadas, nossas coordenadoras e coordenadores, nossos ex-patrões que por lá passaram e deixaram seu legado também e [quero] convidar a todos para que nos visitem e façam um bom uso da nossa casa [o CTG]” - agradeceu o patrão do CTG.

A Guarda Municipal celebrou seus 30 anos de história de atuação em Vacaria com homenagens. Quinze integrantes da corporação receberam medalhas por atos de bravura ao som do recém-inaugurado hino da instituição, tocado pela primeira vez na sessão solene.
Silvana Montanari (PL), autora da proposição em homenagem à Guarda Municipal, ressaltou o fato da instituição ser um modelo para o restante do Rio Grande do Sul e elogiou os servidores integrantes da corporação: “A Guarda Municipal pra nós é um orgulho que tem as suas funções indispensáveis para o povo vacariano. A Guarda Municipal está inserida em diversos ramos da nossa cidade, da nossa comunidade. São agentes, homens e mulheres, que dedicam ao máximo, muitas vezes colocando em risco a própria vida” - comentou a vereadora.

O chefe da Guarda Municipal, Luciano Ramos, lembrou das origens da instituição, muito mais humildes que a situação atual da instituição. Ele também propôs reflexão e pediu ajuda para que o trabalho da entidade continue a ser executado com excelência:

- Quem vê a Guarda hoje pensa que nós nascemos grandes. Não. Nós fomos como uma criança mesmo. A gente veio caminhando aos pouquinhos e tivemos a ajuda de todos para que nós pudéssemos nos tornar o que somos hoje, com armas próprias, com viaturas boas - apontou o chefe da Guarda.

A sessão contou também com a presença do vice-prefeito Marcelo Dondé, do secretário municipal de segurança pública Antônio Máximo Roncen, do comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Vacaria Luiz Fernando Becker e do comissário da Polícia Civil João Carlos Pinto de Abreu.