CURSOS PROFISSIONALIZANTES, SEGURANÇA E ESPORTE RECEBERÃO RECURSOS DAS ECONOMIAS DO LEGISLATIVO

13/04/2022

13/04/22 05:52:51

Na avaliação do presidente do Legislativo vereador Fabiano Vacaria, o desafio e o objetivo de sua gestão na presidência vem se cumprindo.

| Crédito: Arquivo Câmara

por Elenise Minella

Desde o mês de fevereiro, a presidência do Legislativo, através do vereador Fabiano Vacaria, vem participando de reuniões com os diversos segmentos da economia do município, identificando as principais demandas dos órgãos de segurança, entidades e instituições. Um dos pontos que vem sendo destacados pelos segmentos da Indústria, Comércio e Prestação de Serviços é a necessidade de qualificação da mão de obra e a criação de novas perspectivas para a inclusão de jovens no mercado de trabalho.

Na sequência, o presidente do Legislativo realizou tratativas com o Poder Público Municipal, através da Secretaria de Gestão e Finanças para definir a destinação de recursos provenientes das economias no orçamento da Câmara deste ano de 2022, visto que os projetos que tratam da destinação de recursos precisam ser de autoria do Executivo.

Após estas tratativas, chegaram a Câmara Municipal, onde tramitaram e foram aprovados pro unanimidade, três projetos que destinam recursos para a segurança pública, qualificação profissional e para o esporte.

Na segurança pública, o valor aproximado de R$ 3mil será destinado a aquisição de uma central de controle e alarme para as instalações do Presídio Estadual de Vacaria e também serão destinados ao Consepro recursos no valor de R$18 mil, para a contratação de um estagiário que atuará na Delegacia de Polícia pelo período de dois anos.

Quanto ao cursos profissionalizantes foi firmada uma parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas, Cededica e Câmara de Vereadores para que sejam proporcionados aos jovens de 16 a 21 anos, cursos gratuitos de secretariado e atendimento ao cliente. O Cededica receberá o valor de R$15 mil para viabilizar as oficinas e a CDL realizará posteriormente os jovens certificados para vagas de emprego no comércio local.

O esporte será contemplado através do repasse de recursos no valor de R$ 50 mil à AVF, equipe de futsal que representará o município de Vacaria em três competições no estado durante este ano de 2022.

Na avaliação do presidente do Legislativo vereador Fabiano Vacaria, o desafio e o objetivo de sua gestão na presidência vem se cumprindo, otimizando os recursos públicos através da articulação com os diversos setores do governo e da sociedade.

As economias da Câmara serão prioritariamente investidas em projetos realizados em parceria com as secretarias municipais, entidades e órgãos públicos, nas áreas do esporte, saúde, habitação e segurança pública de Vacaria ao longo deste ano de 2022.

A intenção é garantir o maior retorno possível dos investimentos que a população faz quando paga em dia os seus impostos. Fabiano afirma: “Desta forma podemos sonhar com uma cidade onde todos possam ter melhores oportunidades: os estudantes, os trabalhadores e os atletas através da qualificação e do exercício pleno da cidadania em um ambiente mais tranquilo e seguro para viver”.

O presidente do Legislativo acrescentou: “Na minha visão os investimentos feitos na educação e no esporte possibilitam resultados concretos como a diminuição da evasão escolar, a prevenção de doenças, a redução do consumo de drogas e a diminuição dos índices de criminalidade no município”.

O presidente Fabiano Vacaria finaliza afirmando que seguirá pautando o seu trabalho, na presidência da Câmara, na criação, desenvolvimento e articulação de projetos importantes e abrangentes com o foco na melhoria da qualidade de vida da população vacariense.