Controle populacional de animais será debatido pelo legislativo

27/04/2015

27/04/15 12:00:00

Projeto de lei prevê a esterilização de cães e gatos

| Crédito: (Foto: divulgação)

O poder legislativo de Vacaria inicia nesta segunda-feira, 27/04, a discussão do projeto de lei nº09/2015, de autoria do vereador Alessandro Dalla Santa Andrade (PSB), que institui o controle populacional de cães e gatos.

Atualmente, estima-se que Vacaria tenha cerca de 5 mil cães abandonados, sendo que a maior parte destes causam transtornos aos moradores. A situação é tão grave, que em alguns bairros da cidade, a entrega de correspondências e encomendas chegou a ser suspensa por parte dos Correios, devido ao ataque de cães contra os carteiros.

O texto do projeto, prevê a esterilização dos animais, bem como a realização de campanhas e confecção de material educativo, sobre posse responsável, doenças, entre outros aspectos relevantes.

O controle populacional de cães e gatos ficaria a cargo da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com prioridade de esterilização para animais abandonados e posteriormente, para os de propriedade de famílias cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Social.