CONHEÇA OS VEREADORES VACARIENSES DA LEGISLATURA 2025-2028

10/10/24 04:42:44

PL terá a maior bancada, com cinco vereadores

A Câmara Municipal de Vacaria terá caras novas e velhos conhecidos pelos próximos 4 anos. Dos 15 vereadores eleitos, sete foram reeleitos e oito serão novidades - entre eleições inéditas e retornos à casa.

A composição das cadeiras por partido também mudou, caindo de sete partidos para cinco. PT e PDT, que contavam com uma cadeira cada, não atingiram quociente eleitoral para eleger representantes e estarão ausentes na próxima legislatura. Em relação à composição atual, PL e PP ganharam duas cadeiras cada e o PSDB perdeu duas. Com cinco vereadores, o PL, partido do novo prefeito, André Rokoski, precisa de mais três cadeiras na situação para formar maioria absoluta na casa para os próximos 4 anos.

Os vereadores serão empossados em sessão solene no dia 1º de janeiro de 2025, quando também irão eleger a primeira Mesa Diretora. A primeira sessão ordinária será no dia 3 de fevereiro de 2025.

Confira quem serão os 15 vereadores eleitos para a 19ª Legislatura (a composição para 2025 pode mudar a depender de possíveis nomeações de vereadores para secretarias):

Carlos Zibetti (União Brasil)

Natural de Joaçaba/SC, Carlos Zibetti é empresário. Possui como enfoque o esporte, o empreendedorismo e a causa animal. Com 556 votos, vai para o seu primeiro mandato na Câmara.

Deise Montanari (PSDB)

Natural de Vacaria, é bacharel em Direito, produtora rural e feirante. Trabalhou como secretária de Habitação e Regularização Fundiária. Com 1.387 votos, foi a terceira vereadora mais votada, sendo reeleita para o seu segundo mandato.

Douglas Cenci (PL)

Natural de Guaraniaçu/PR, reside em Vacaria há mais de 20 anos. Tem graduação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), trabalhou nas pastas de agricultura e de obras no município e foi presidente da Câmara Municipal de Vacaria em 2019. Foi o quarto vereador mais votado, com 976 votos, e volta à casa depois de quatro anos.

Edimar Biazzi (PL)

Natural de Ciríaco, é técnico agrícola pela Escola Agrotécnica Federal de Sertão e tem formação em Administração de Empresas. Tem 59 anos de idade e mudou-se para Vacaria em 1984. É produtor rural. Foi eleito para o seu primeiro mandato com 544 votos.

Fernando Cechinato Maciel (PL)

Natural de Vacaria, é graduado em Tecnologia em Fruticultura, Pedagogia, Licenciatura Especial, Direito e possui curso técnico em Agropecuária, com pós-graduação em Meio Ambiente e em Administração. Comprometido com a comunidade e com a causa animal, foi reeleito com 2.590 votos, sendo o candidato mais votado nesta eleição.

George Pires (PP)

Natural de Vacaria, possui formação na área jurídica e é policial militar há 18 anos. Eleito para o seu primeiro mandato com 729 votos, pretende utilizar a vereança para o uso de políticas públicas eficazes para promover uma cidade adequada e organizada.

Leandro Borges de Lima - Leandrão (PSDB)

Natural de Vacaria, é formado em Gestão Pública. Atuou como comerciário por 13 anos e trabalha como diretor-executivo na Secretaria Municipal de Saúde. Retorna à casa após ser eleito com 804 votos, onde já foi vereador por 3 mandatos.

Luciano Ramos (PP)

Natural de Bom Jesus, é bacharel em Direito e servidor público há 28 anos. Foi secretário da Cultura, Esporte e Lazer, ex-corregedor e ex-comandante da Guarda Municipal. Com 769 votos, foi eleito vereador titular pela primeira vez.

Mauro Deluchi Schüler (PL)

Natural de Vacaria, é bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). É advogado e filho do ex-vereador Dilermando Jacoby Schüler (in memoriam). Com 1.556 votos, foi o segundo vereador mais votado nesta eleição.

Moacir Bossardi (PSDB)

Natural de São José do Ouro, mudou-se para Vacaria aos 9 anos de idade. Trabalhou na Secretaria de Assistência Social e foi motorista para o Conselho Tutelar e para a Secretaria Municipal de Saúde. Foi reeleito para o seu terceiro mandato consecutivo com 665 votos.

Orlando Ribeiro (PSDB)

Natural de Vacaria, é formado em Música - Licenciatura, com pós-graduação em Educação Musical. Foi diretor-executivo da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer e é diretor-executivo da Secretaria de Cultura e Turismo. Foi eleito com a sexta maior votação: 939 votos.

Pingo Rezende (PP)

Natural de Cacique Doble, é construtor e também atua como narrador de rodeios. Com forte ligação com o meio tradicionalista, atua no conselho da 8ª região das entidades tradicionalistas. Foi reeleito para o seu segundo mandato como o quinto vereador mais votado nesta eleição, com 948 votos.

Ricardo Panassol - Montanha (PL)

Natural de Vacaria, Ricardo Panassol é conhecido como “Montanha” e é empresário na área de segurança. Eleito para o seu primeiro mandato com 544 votos, pretende dedicar seu trabalho às áreas da saúde e da segurança.

Silvana Montanari (União Brasil)

Natural de São Marcos, é formada em Pedagogia e Enfermagem, com pós-graduação na áreada saúde. Voluntária do projeto Sem Fronteiras e catequista, foi reeleita com 636 votos.

Valdemir de Oliveira - Papado (Republicanos)

Natural de Bom Jesus, trabalhou como engraxate e é motorista de caminhões. Foi secretário de Desenvolvimento Social. Reelegeu-se para o seu terceiro mandato com 550 votos.