Confira o resumo da sessão desta terça-feira

29/04/2015

29/04/15 12:00:00

| Crédito: dilvulgação

* A vereadora Jane Andreola Oliboni (PP) usou a tribuna para comentar sobre os escândalos em estatais, como Petrobras e BNDES.

* O vereador Valdecir Panisson (PT) destacou o andamento da criação de um projeto de lei, que deve regulamentar o comércio ambulante na cidade. O legislativo está consultando e ouvindo representantes de entidades ligadas ao comércio para criar a regulamentação. As feiras itinerantes também são alvo de debates da classe.

* O vereador Osni Domingues (PP) voltou a falar sobre a importância de ações e interferências de órgãos de proteção ambiental na utilização de agrotóxicos.

* Este também foi o assunto explorado pelo vereador Jag Souza (PT), que se apoiou na pesquisa sobre a utilização de agrotóxicos, apresentada no Seminário de Saúde do Trabalhador, para defender a atualização na lei de proteção à bacia de captação. Ele recomendou uma análise técnica da água da bacia de captação para que possa ter embasamento, orientação e respaldo para adequar a lei.

* Já o vereador Romualdo Michelon (PT) salientou a utilização dos recursos hídricos no meio rural, destacando que os agricultores terão mais dificuldades em permanecer no campo, em virtude da burocracia de órgãos ligados à proteção do meio ambiente.

* Dagmar Dengo (PDT) dedicou a fala pra destacar os desafios para os trabalhadores neste 1º de maio. O vereador, salientou em especial a luta dos servidores estaduais, que sofrem com atraso de salários e manobras que buscam adiar o reajuste do funcionalismo.

* O vereador Leandro Borges de Lima (PMDB) rebateu as críticas do vereador Dagmar. Comentou que o salário dos professores é baixo em todo o país e por isso é necessário uma política de valorização dos salários dos educadores.

* Sobre o projeto de lei que institui o controle populacional de cães e gatos, o vereador Elton Zulianello (DEM) manifestou-se favorável e destacou a importância de consultar o andamento das atividades em outros municípios para que possam acrescentar detalhes e demandas. O referido projeto, de autoria do vereador Alessandro Dalla Santa Andrade entrou na ordem do dia e foi aprovado por 13 a 1, sem a emenda apresentada pelo vereador Jag Souza, que foi rejeitada por 11 a 2.

* O vereador Amadeu Boeira (PSDB) também elogiou o projeto e defendeu uma maior interação com o poder executivo, para que a lei possa beneficiar toda a comunidade.

As sessões da Câmara de Vereadores são abertas a toda a população e a partir da próxima segunda-feira (02/05) passam a ser realizadas em novo horário, a partir das 18 horas.