CONCURSO DE POESIAS REALIZA FINALÍSSIMA NA CONCHA ACÚSTICA

04/02/2018

04/02/18 12:29:44

Edição deste ano contou com etapa final em que poesias foram declamadas ao público

Joseti Gomes, vencedora do concurso | Crédito: Crystal Photos

Por Tais Vargas

Na tarde de sexta-feira (02) foi realizada na Concha Acústica do Parque Nicanor Kramer da Luz a finalíssima do Concurso de Poesias Gauchescas alusivas ao 32º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria.

O concurso também conhecido como Rodeio de Poesias é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vacaria em parceria com o Centro de Tradições Gaúchas Porteira do Rio Grande e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e busca incentivar e divulgar a arte e a cultura gaúcha de nosso estado.

Inicialmente 66 poesias foram inscritas e apenas dez selecionadas para a etapa final. As finalistas foram apresentadas ao público e a comissão julgadora escolheu como vencedoras as seguintes poesias:

1º Lugar: Joseti Gomes, autora da Poesia Antenor de Vida e Sonho
2º Lugar: Moisés Silveira de Menezes, autor da poesia A Moça dos Olhos Verdes
3º Lugar: José Luiz Flores Moro, autor da poesia A Tasca da Terezona
Melhor declamador: Neiton Perufo, declamador da poesia Sereno
Melhor Amadrinhador: Kayke Mello, amadrinhador da poesia Um Ato de Amor ao Cavalo

A autora da poesia vencedora, Joseti Gomes, falou sobre o tema escolhido: ‘’Me sinto muito emocionada foi uma surpresa enorme. É um poema bem pequeno, mas de uma importância muito grande para mim porque Antenor de Vida e Sonho é inspirado em meus avós maternos, Antenor e Carolina, já falecidos’’.

O coordenador do concurso, Idalcir Peruchin, destacou entre as mudanças executadas nesta edição a realização da etapa final com a presença dos declamadores e amadrinhadores o que não ocorria nos anos anteriores em que apenas o autor da poesia vencedora apresentava-se no palco.

As dez poesias apresentadas na final foram impressas em livro e CD e distribuídas gratuitamente à população durante o evento.