COMUNIDADE VOZ DA CRUZ RECEBEU HOMENAGEM DO PODER LEGISLATIVO

Sessão Solene homenageou também a fundadora Edwig Wentz Narcizo

| Crédito: Crystal Photos

por Elenise Minella

A Câmara Municipal de Vacaria reuniu-se solenemente nesta terça-feira(20), sob a presidência do vereador Mauro Schuler, para prestar homenagem à Comunidade Luterana Voz da Cruz pelos 50 anos de fundação e também para entregar uma Menção Honrosa a uma das fundadoras da comunidade senhora Edwig Wentz Narcizo. A proposição foi apresentada pelo vereador André Rokoski(PMDB) e aprovada por todos os vereadores.

Os trabalhos da comunidade Voz da Cruz iniciaram em1965, através de um leigo, o jovem luterano Cláudio Alfredo Kaminski, que veio de Porto Alegre para Vacaria para trabalhar como funcionário do Banco do Brasil. Não encontrando aqui a Igreja Luterana, iniciou um programa semanal de rádio, chamado “A Voz da Cruz”. O primeiro programa foi levado ao ar no dia 15 de Abril de 1965 às 20h30min, pela rádio Esmeralda AM.

No programa “A Voz da Cruz” foram feitos convites para os interessados em se reunir, para uma possível formação de um ponto de trabalho da Igreja Luterana. O primeiro encontro aconteceu no dia 04 de Julho de 1965 onde se reuniram 10 pessoas.

A Comunidade Evangélica Luterana estruturou-se oficialmente no dia 14 de Fevereiro de1968 com assembleia inaugural para aprovação dos seus estatutos. O nome deve-se ao programa semanal de rádio “Voz da Cruz” transmitido pela Rádio Esmeralda.

A “Voz da Cruz” foi a primeira comunidade luterana, das filiadas da Igreja Evangélica Luterana do Brasil(IELB) a ter nos seus estatutos, um item que dava direito ao voto em assembleias, aos “maiores de 18 anos, para ambos os sexos”. Isso significava que as mulheres podiam eleger e serem eleitas para cargos de diretoria, o que até então não era permitido.

No dia 08 de Setembro de1968, aconteceu o marco mais importante do início dos trabalhos, pois neste dia foi inaugurada a Capela da comunidade, construída em madeira existente até hoje.

Edwig Wentz Narciso foi uma das fundadoras da Comunidade A Voz da Cruz de Vacaria. Dos membros fundadores é também a única que permanece ativa na comunidade.

Durante mais de 50 anos dona Edwiges, como é carinhosamente chamada teve participação ativa nos trabalhos da Comunidade, ocupou cargos em quase todas as diretorias eleitas, sendo inclusive eleita presidente. Por vários anos também esteve à frente do Departamento Feminino da instituição.

Ao relembrar as inúmeras campanhas realizadas a fim de beneficiar entidades do município Edwig relembrou a ação realizada para a confecção de camisolas, alpargatas e lenços de cabeça para as senhorinhas que residiam no Asilo Santa Isabel, nos anos 70.

Também foram lembrados pela sua destacada atuação junto a Comunidade o senhor Herbert Hasse e a senhora Nelga Drehmer.

A Comunidade Voz da Cruz, desde a sua fundação é integrante do Conselho Deliberativo da AMMA – Lar Santa Cecília e desde 2009 o atual pastor David Karnopp é membro de sua diretoria. A Comunidade Luterana Voz da Cruz está situada à rua Mal. Floriano, 841, no Centro de Vacaria.