COMUNIDADE LOTA PLENÁRIO PARA HOMENAGEAR BRIGADA MILITAR, FANFARRA RÍTMICA E GOLEIRO ELIAS

11/12/2017

11/12/17 01:40:23

Legislativo realizou sessão solene de homenagens na quinta-feira(07)

| Crédito: Chrystal Photos

por Giana Pontalti

A Câmara Municipal realizou, na última quinta-feira (07), sessão solene em homenagem à Brigada Militar pelos seus 180 anos e à Fanfarra Rítmica, banda do Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio, pelos seus 10 anos de atividade. O evento também destacou a trajetória do atleta Elias Martello Curzel que recebeu o Título de Cidadão Emérito de Vacaria.

Quem veio acompanhar as homenagens foi recebido pela Fanfarra Rítmica que, emprestou alegria ao evento já no início.

O vereador suplente João Carlos Pinto de Abreu (PSB) foi quem idealizou a homenagem à Fanfarra Rítmica. Durante o seu pronunciamento, comissário Abreu destacou a importância de iniciativas culturais como a banda, que envolvem os jovens, empoderando-os. “Sabemos o quanto à música, à arte e o esporte trabalham a autoestima e a disciplina dos jovens, envolvendo-os e afastando-os da violência, do crime e das drogas” salientou. Ao final de seu discurso, Abreu comentou por que escolheu homenagear a banda. “Sou vizinho do Irmão Getúlio e meu filho, encantado com as batucadas, pedia para que o levasse para conferir os ensaios. Perguntei a ele por que queria ir ao ensaio, ele respondeu: Porque a banda é apaixonante, papai.”

Receberam a homenagem pela Fanfarra Rítmica a Diretora do I.E.E Irmão Getúlio, Elizete Orsi Fernandes e o instrutor Vagner Fonseca. Alunos do IG, pais dos integrantes da banda e amigos da escola também prestigiaram o evento.

ENTREGA DO TÍTULO DE CIDADÃO VACARIENSE
O esporte também ganhou destaque na sessão solene. O goleiro da Chapecoense, Elias Martello Curzel, recebeu das mãos do vereador Marcelo Dondé (PP) o Título de Cidadão Emérito de Vacaria. Dondé quis evidenciar a trajetória do atleta, que ingressou no futebol em Vacaria na escola Diprima, foi para a categoria de base do Juventude e, em 2015, foi apresentado como titular do time. Em 2016, após a tragédia com o time da Chapecoense, o goleiro foi emprestado ao clube.

Durante a sua fala, o vereador Dondé explicou que a história de Elias pode motivar outros jovens a ingressarem no mundo do esporte. O atleta veio receber o título acompanhado dos pais Zigomar e Isete, parentes e amigos.

OS 180 ANOS DA BRIGADA MILITAR
Os 180 anos da Brigada Militar foram relatados na sessão solene. No Rio Grande do Sul, a BM foi criada em plena revolução farroupilha, em 1837. Em novembro, a corporação completou 180 anos.

Vacaria conta com o 10º BPM, responsável pelo policiamento ostensivo dos Campos de Cima da Serra. O 10º BPM engloba uma área de 22 Municípios: Vacaria, Campestre da Serra, Bom Jesus, Monte Alegre dos Santos, Muitos Capões, Esmeralda, Pinhal da Serra, Lagoa Vermelha, Capão Bonito do sul, Caseiros, Ibiraiaras, Sananduva, Tupanci do Sul, Santo Expedido do Sul, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Barracão, Paim Filho, São José do Ouro, São João da Urtiga e Cacique Doble. Entre as funções da BM, está a executar, ressalvada a competência das Forças Armadas, a polícia ostensiva a fim de assegurar o cumprimento da lei, a manutenção da ordem pública e a preservação do patrimônio.

A homenagem à corporação foi proposta pelo vereador suplente João Carlos Pinto de Abreu (PSB) que salientou, durante a solenidade, a dedicação de cada integrante que arrisca a sua vida para garantir a segurança da comunidade.

A Tenente Coronel Cristine Rasbold, representante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Serra, e o Major Fabiano Domênico Paim receberam a placa de menção honrosa à Brigada Militar. Em toda a região, a BM conta com 170 integrantes. Em Vacaria, são 62. Muitos deles estiveram presentes na solenidade.