Comissão dos Pedágios realiza audiência pública nesta quinta-feira

20/05/2013

20/05/13 12:00:00

| Crédito: divulgação Rodosul

O contrato de concessão do pedágio de Vacaria será encerrado no dia 22 de junho. O que vai acontecer com as rodovias após o término do contrato? Quem assumirá a responsabilidade pela manutenção das BRs que passam por Vacaria? Em caso de novo contrato, que tarifas serão cobradas dos usuários?

Defender os interesses da comunidade de Vacaria junto ao Governo do Estado e Federal é o objetivo da Comissão Especial dos Pedágios, presidida pelo vereador Alessandro Dalla Santa Andrade, do PSB.

A Comissão promove na próxima quinta-feira, dia 23, audiência pública para debater e alinhar os interesses da comunidade antes da realização da audiência estadual, prevista para o dia 06 de junho. A audiência está marcada para 14h e acontece no Plenário da Câmara.

Saiba mais...

Pedágio de Vacaria: o fim da concessão e o futuro de nossas rodovias

Por Alessandro Dalla Santa Andrade

Texto-convite

Irá encerrar no próximo dia 22 de Junho, o contrato de concessão do pedágio de Vacaria. A partir desta data, as cancelas estarão abertas nos postos de pedágio, não havendo mais cobrança. Deste fato, surgem de imediato alguns questionamentos e preocupações, como: quem fará o resgate a partir desta data? Como será a manutenção do DNIT nas nossas BRs após o dia 22 de junho? Será que o estado irá receber novamente da união o direito de pedagiar as rodovias federais? Quanto tempo o Governo Federal irá demorar em conceder os trechos do polo Vacaria? Para quem serão concedidas? Ao Estado ou à iniciativa privada?

Neste contexto, e dentro de nossa responsabilidade enquanto comunidade organizada, devemos nos questionar qual o modelo de concessão que atende as nossas expectativas, considerado os valores que serão cobrados e a qualidade da manutenção das rodovias, incluso, desta vez, o perímetro urbano, bem como as novas infraestruturas necessárias como a pavimentação de acostamentos e duplicações, a revitalização e construção de rótulas, drenagens e iluminação, entre outras obras. Destaca-se neste sentido o perímetro urbano, o qual necessita de melhorias em diversos aspectos, como forma de minimizar os problemas da mobilidade urbana verificados atualmente.

No que se refere aos futuros valores a serem cobrados, cabe ressaltar que tramita no Congresso Nacional um projeto de Lei do Deputado Esperidião Amim que exime de pagamento as placas locais das praças de pedágio. O projeto já foi aprovado na Câmara e vai agora ao Senado. Caso esta lei entre em vigor, devemos considerar que, embora não exista mais a cobrança para as placas locais, os valores de pedágio de todo o Brasil deverão sofrer reajustes para poder compensar esta falta de arrecadação prevista nos contratos já assinados. Nesta lógica, todos os pedágios do Brasil deverão aumentar o seus preços como forma de subsidiar as placas locais que deixarão de pagar.

Portanto, nós devemos estar atentos e organizados para debatermos com firmeza e condição técnica o possível novo modelo de pedágio a ser implantado. Para isso e para buscar responder os diversos questionamentos apresentados acima é que marcamos para a próxima quinta feira, 23/05, às 14 horas, na Câmara de Vereadores, uma audiência pública sobre o tema. Será o momento de iniciarmos uma ampla discussão e mobilização que possa aperfeiçoar nossos argumentos e que nos permita formular um documento que aponte as necessidades e exigências de nosso município e região. Quanto maior a nossa mobilização, melhor será a nossa condição e resultados, sob pena de ficarmos simplesmente assistindo a manipulação deste processo, cujo mesmo, embora necessário, já causou enormes prejuízos à região, por praticar um preço abusivo, face a necessidade justa de dispor de infraestruturas rodoviárias condizentes com os valores até então arrecadados.

Por isso, caro amigo(a), desde já fica o convite para a audiência publica! Vamos firmes nesta luta estratégica para o desenvolvimento de nossa cidade e região.