Comissão de Planejamento Urbano discute o zoneamento de Vacaria

24/02/2014

24/02/14 12:00:00

Os vereadores da Comissão de Planejamento Urbano receberam na manhã desta segunda(24), três

Secretários Municipais e representante da Corsan para conversar sobre o mapa de zoneamento de Vacaria.

A partir desse ano, a Câmara passa a ter uma comissão permanente para estudar o Plano Diretor, garantindo maior segurança na hora de votar projetos como o de iniciativa do Executivo, 25/2013 que tramita na Casa.

O projeto 25/2013 propõe que áreas hoje classificadas como ZR4 (lotes de 1.500m2) passem a ser de ZR3 (lotes de 150m2) ou ZR2 (lotes de 360m2), possibilitando o parcelamento de terrenos. O Executivo quer ampliar as áreas para a construção de loteamentos. Segundo o Secretário de Planejamento Urbano, Elidalberto Batista, há uma demanda grande por terrenos para moradias populares na cidade.

Os vereadores não são contra a expansão da área urbana, mas questionam as regiões de crescimento da cidade e mostram-se preocupados com os impactos que a mudança do zoneamento pode causar. “É preciso haver um estudo para averiguar as melhores áreas de expansão territorial. Não adianta liberar áreas onde problemas de esgotamento surgirão” ressaltou o vereador Alessandro Dalla Santa, PSB. “A ZR4 foi assim classificada porque são áreas em que não pode haver adensamento populacional. São também de proteção ambiental. Não podemos simplesmente autorizar a mudança da área sem pensarmos nas consequências futuras” disse Jane Andreola Oliboni, PP.

O vereador Joaquim Boeira de Vargas, PMDB cobrou da Administração Municipal uma atualização do Plano Diretor. “É preciso modernizar o Plano. Não adianta ficar remendando a Lei cada vez que uma nova área vai virar loteamento” disse. O Secretário Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Vanderlei Koefender comentou na reunião que investidores compram as áreas distantes, mesmo que não autorizadas para loteamentos de 150m2ou 360m2 porque conseguem modificar as leis posteriormente.

A comissão de vereadores sugeriu aos Secretários que um grupo de trabalho para pensar o Plano Diretor seja feito. “O plano diretor não é respeitado e é facilmente modificado segundo interesses políticos ou empresariais. Isso não pode acontecer. É justamente por isso que a comissão foi formada, para que pensemos a cidade de forma planejada” afirmou Dalla Santa.

De concreto, ficou agendada uma reunião para o dia 13 de março onde a comissão começa a expandir a discussão do zoneamento da cidade junto às autoridades e comunidade. O evento acontece na Cripta.