Comissão de orçamento e finanças está de olho na coleta de lixo

15/04/2013

15/04/13 12:00:00

Os vereadores que integram a Comissão de Orçamento e Finanças receberam na manhã de hoje o Secretário Municipal de Obras, Sr. Giovani Rossi para debater sobre a coleta de lixo no município.

Muitas queixas em relação à coleta de lixo surgiram após a troca da empresa responsável pelo serviço. Giovani explicou que a Prefeitura está empenhada em resolver os problemas existentes, comuns durante o período de adaptação da nova empresa. A Engesa foi contratada emergencialmente para realizar o serviço e operará no município por 90 dias.

Duas licitações foram feitas para a contratação de empresa para operar e ampliar o aterro municipal, coletar o lixo convencional e o seletivo, além de realizar os serviços de capina e varrição. Na primeira, nenhuma empresa demonstrou interesse em participar devido ao valor oferecido, R$ 170 mil mensais. Na segunda, duas empresas se candidataram. Uma delas, foi desabilitada por falta de documentos e a outra, a Engesa, foi contratada, mas desistiu após reavaliar o custo x benefício.

Vacaria tem o desafio de recolher e destinar corretamente 40 toneladas de lixo, produzidas diariamente. A Vereadora Elisabete Ritter de Vargas Silva, PMDB propôs a formação de um grupo de trabalho capaz de debater e pensar políticas públicas de reciclagem.

A convite da vereadora, Delmo Longui participou da reunião trazendo ideias de como cuidar do lixo doméstico. O cabeleireiro separa e encaminha o lixo seco para a reciclagem e 90% do lixo orgânico trata em casa, com a compostagem. Delmo mostrou-se preocupado com a gestão do lixo em Vacaria e disse que já passou a hora da cidade crescer de maneira sustentável.

A Comissão volta a debater o tema em nova reunião, agendada para o dia 13 de maio.