CINCO PROJETOS FORAM APROVADOS EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

15/01/2018

15/01/18 07:26:30

Mesmo votando a favor dos projetos, vereadores defenderam reajustes maiores

| Crédito: Amarildo Jr.

por Giana Pontalti

Nesta segunda-feira(15), a Câmara Municipal realizou sessão extraordinária para apreciação de cinco projetos que previam reajustes nos vencimentos e vale-alimentação dos servidores públicos municipais.

O reajuste nos vencimentos dos servidores do executivo e legislativo para 2018 será de 2%, com exceção do magistério que terá o vencimento reajustado em 6,81%, mesmo índice nacional. Os reajustes são retroativos a 01 de janeiro de 2018.

Os vereadores votaram a favor de todos os projetos, mesmo contrários ao percentual proposto pelo executivo, de 2%. “Não é um reajuste isso, não sei como podemos chamar, pois nem sequer cobre a inflação. Mas precisamos votar a favor. Minha fala é para fazer o registro. Dificuldades financeiras sempre irão existir, mas do ano passado para esse se projeta um incremento financeiro de R$160 milhões para R$184 milhões na receita municipal. Precisamos levar esse dado ao conhecimento público para que as pessoas possam formar sua opinião” disse o vereador Osvaldo Grigolo Junior (PSB).

O vereador Marcelo Dondé (PP) também se manifestou sobre a correção de 2%. “A gente queria estar votando um aumento salarial de 10%, 20%, mas é melhor ter 2% do que nada. É pouco sim, é pouco perante o sustento de uma família e sabemos que muitas famílias são sustentadas pelo provedor que é funcionário público. Sabemos quanta gente procura emprego em nossa cidade, então fazemos esse voto favorável mesmo sabendo que o ideal seria um percentual maior” salientou.

O vereador André Rokoski (PMDB) disse que o reajuste é vergonhoso. “Eu acho esse aumento vergonhoso, aumentar 2% quando tivemos um aumento no ano passado de 51% no gás de cozinha e mais de 10% na gasolina, é complicado. Dá para dizer que esta base de 2,95% da inflação é fictícia. A gente vota, mas vota indignado, porque é uma vergonha aumentarmos tão pouco” salientou.

A vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) comentou o reajuste do magistério. Selmari destacou que os professores, pela importância de seu trabalho, deveriam receber por 20 horas o que hoje é pago como piso para 40 horas.

Além dos projetos de reajustes de vencimentos, foram aprovados os projetos de correção do vale-alimentação. O vale-alimentação dos servidores do Executivo será de R$ 428,00 e dos servidores do legislativo de R$ 492,00.

Projetos votados e aprovados:
Projeto de lei complementar executivo 01/2018
Projeto de lei executivo 01/2018