CAUSA ANIMAL, SEGURANÇA E SEMANA FARROUPILHA FORAM DESTAQUE NA AGENDA DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

21/02/22 09:53:55

Presidente Fabiano está atuando como interlocutor no encaminhamento de demandas das instituições.

O Presidente do Legislativo vacariense, vereador Fabiano Vacaria realizou na semana que passou visitas ao Corpo de Bombeiros e à Secretaria Municipal de Saúde, onde se inteirou das demandas das instituições e manifestou seu apoio para ao encaminhamento das reivindicações aos órgãos estaduais e federais que possam auxiliar na solução dos problemas encontrados.

CORPO DE BOMBEIROS

Neste importante órgão de segurança o presidente Fabiano foi recebido pelo Comandante/Tenente Marcos Silveira Corrêa, para uma reunião de trabalho, com o objetivo de alinhar ideias e estratégias em prol da vinda de recursos para a aquisição de uma nova Ambulância Auto Resgate totalmente equipada, cujo o valor está estimado em R$ 550.000,00 a R$ 600.000,00.

Foi então realizado contato telefônico com autoridades e parlamentares e por meio do Gabinete Institucional do Vice-Governador e atual Secretário de Segurança Pública do Estado do RS, Delegado Ranolfo Vieira Junior, foi solicitado o apoio e atenção à demanda apresentada. Na sequência foi agendado um encontro com a participação do Poder Executivo, Poder Legislativo e Corpo de Bombeiros a fim de que possam haver avanços através da união de forças para buscar meios de auxiliar o Corpo de Bombeiros de Vacaria.

SECRETÁRIA DE SAÚDE

Na Secretaria de Saúde, foram encaminhadas demandas de usuários do SUS ao Diretor Executivo da pasta Leandro Borges de Lima, com quem o presidente Fabiano também tratou sobre assuntos relacionados ao Sistema Único de Saúde e quanto aos processos em andamento na saúde municipal.

CAUSA ANIMAL

Controlar o número de animais soltos pelas ruas da cidade, preservar e até mesmo salvar a vida dos bichos, já era uma preocupação e uma problemática na cidade, que contou ao longo do último ano com o apoio e o auxílio do mandato do presidente Fabiano.

Com este propósito, a presidência do Legislativo buscou firmar uma nova parceria para incentivar e aumentar o número de castrações no município. Juntamente com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Pingo Rezende, a Veterinária do Município Michele Rygol e o Assessor Jurídico da Câmara, Renan Barreto, formou-se um grupo que foi recebido pelo Diretor do Campus da UCS em Vacaria, professor Marco Pegorini.

A intenção é firmar uma parceria entre o Poder Público Legislativo e Executivo Municipal e a UCS, a fim de promover uma ação conjunta, viabilizando a vinda do ônibus/Castramóvel da Universidade, veículo utilizado pelo curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul (UCS), para ampliar o número de castrações realizadas pela Secretaria de Agricultura, até que seja construída e finalizada a Clínica de Castração Animal Municipal.

A prioridade para a realização de castrações será definida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, priorizando animais de rua, animais resgatados pelas Ongs ou animais de propriedade de famílias de baixa renda que não tenham condições de pagar de forma particular um procedimento de castração.

A iniciativa comprova que parcerias entre o poder Público e as instituições de ensino podem atender as demandas da comunidade. Para tanto, são necessárias iniciativas proativas e força de vontade para fazer acontecer.

O Castramóvel é um ônibus adaptado da UCS, onde podem ser realizadas cirurgias e atendimentos veterinários com todo o suporte necessário. Os trabalhos são coordenados por uma equipe de médicos veterinários, contando também com a participação de estudantes do curso de Veterinária.

Neste momento estão sendo realizados todos os levantamentos necessários para o cumprimento das formalidades legais para viabilizar esta parceria entre a Câmara, Prefeitura e a UCS.

SEMANA FARROUPILHA

Durante a última semana, o presidente do Legislativo recebeu a visita do Presidente da Associação dos Amigos da Semana Farroupilha, Major Marcelo Almeida de Souza.

Na oportunidade, a pauta que norteou a boa conversa, foi o planejamento dos Festejos Farroupilhas 2022 e o Troféu Candeeiro Farrapo, distinção que é entregue todos os anos durante a solenidade alusiva à Semana Farroupilha, realizada pela Câmara Municipal de Vacaria.

AUTOMOBILISMO + ESPORTE + TURISMO

O Kart e o automobilismo de Vacaria também foram assuntos importantes durante agendas e reuniões de trabalho, da Presidência do Legislativo, na semana que passou.

Na quarta-feira (16),o presidente Fabiano visitou as instalações do Kartódromo Municipal de Vacaria, acompanhando o prefeito Amadeu Boeira, o deputado estadual Pedro Pereira, o vereador Anderson Fiório ( Alemão) e o amigo Valmor Júnior (Banana).

Na quinta-feira (17), recebeu no Gabinete da presidência do Legislativo, o Presidente da Associação de Automobilismo de Vacaria, Fernando Barboza, acompanhado por Valmor Junior. Na ocasião foram apresentadas informações sobre a atuação da entidade no município e a intenção da Associação de sediar competições regionais e estaduais, incentivando o esporte, promovendo o entretenimento e fomentando o turismo em nossa cidade. Os dirigentes solicitaram o apoio da Câmara para destinação de recursos e incentivos, a fim de possibilitar a realização de uma das etapas do Campeonato Gaúcho de Kart, no município apoiando o automobilismo local.

Na sexta-feira (18), visitaram o presidente da Câmara, vereador Fabiano Vacaria, vindos da cidade de Campo Grande, os pastores Ebenézer e Enocker e também a pastora Lurdes, que estão em Missão em nossa cidade.