Cardiopatia Congênita: dia 12 é dia de alerta

11/06/2013

11/06/13 12:00:00

O coração é o símbolo do amor. E neste 12 de junho, dia dos namorados, ele está evidente por todos os lados. Mas é para o coração dos bebês que o Vereador Leandro Borges de Lima, PMDB quer chamar à atenção. Dia 12 é o dia de conscientização da cardiopatia congênita.

Em 2011, Leandro aprovou emenda à Lei Orgânica Municipal inserindo no calendário municipal o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita.

A intenção é alertar os pais para a má formação cardíaca dos bebês. A doença surge nas primeiras 8 semanas de gestação quanto se forma o coração. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca.

Em São Paulo, a ONG Pequenos Corações trabalha na difusão de informações para o tratamento da doença. Mas a prevenção é fundamental. A mortalidade decorrente das cardiopatias congênitas seria drasticamente reduzida se todos os cuidados pré e pós natais fossem tomados.

Para saber mais, acesse: www.pequenoscoracoes.com

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS

O bebê:

Tem as pontas dos dedos ou lábios roxos

Transpira muito e se cansa durante as mamadas

Respira em ritmo acelerado enquanto descansa

Dorme excessivamente

Tem pouco apetite associado a baixo ganho de peso

Fica irritado com frequencia, sem que nada o console

Procure o médico pediatra e fale sobre a doença.

Fonte: Pequenos Corações