CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE VACARIA E POINT CAR RECEBEM HOMENAGEM EM SESSÃO SOLENE

31/08/23 04:45:35

CAMVA completa 30 anos em 2023; Point Car, 20

A noite desta terça-feira (8) foi marcada por Sessão Solene na Câmara Municipal de Vacaria. O Campus Universitário de Vacaria e a empresa Point Car foram as entidades homenageadas da noite. O CAMVA, regionalização da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em Vacaria, celebra 30 anos em 2023, enquanto a empresa Point Car faz 20 anos de história.

O diretor do Campus Universitário de Vacaria, Marco André Pegorini, representou a instituição de ensino na mesa oficial. Na sua fala na tribuna, ele citou o número de formados desde o início da UCS e lembrou o propósito da existência da instituição: atender a comunidade.

- Foram 124 mil formados pela universidade desde o momento da sua criação em 1967 [da fundação da sede em Caxias do Sul]. Se passam 56 anos dessa história e nós aqui em Vacaria fazemos parte dessa história com nossos 3.969 formados desde 1993. (...) visaram a criação dessa universidade para que fosse uma universidade comunitária. E ela é uma universidade comunitária. Ela é uma fundação que está a serviço da comunidade - comentou o diretor.

Pingo Rezende (Progressistas), autor da homenagem, complementou: “A UCS não é só importante para Vacaria, não é só pra região dos Campos de Cima da Serra. É pro estado e pro Brasil. Porque pessoas que vieram buscar o conhecimento aqui foram desfrutar em outros estados” - ao apontar que o legado da instituição vai além de Vacaria, já que o conhecimento lá adquirido é espalhado Brasil e mundo afora.

Elias Marcelo de Souza Vieira e a sua esposa e sócia Edineia de Castilhos Vieira estiveram na mesa oficial em nome da Point Car. No pronunciamento oficial tanto de Elias quanto de Fernando Cechinato Maciel (PSB), autor da homenagem à empresa, foi ressaltado o trabalho conjunto do casal para tornar a empresa viável e o esforço dos trabalhadores da empresa no dia a dia. Além disso, foi ressaltado o trabalho social.

“Hoje temos famílias na terceira geração - que o avô comprou seu carro, depois os filhos e agora os netos” - citou Elias. “A Point Car sempre buscou ajudar na parte social. Durante a pandemia, foram mais de 900 cestas básicas distribuídas com apoio da UAMVA (União das Associações de Moradores de Vacaria), além de ajudar as equipes do esporte amador, entidades, ações sociais, patrocínios em eventos e trabalhos voluntários” - completou.

“Não se fala na família Point Car sem referenciar e considerar seus funcionários colaboradores. É assim que o Elias e a Edineia conduzem. A empresa dele é uma família” - completou Cechinato, autor da homenagem à Point Car.

Líderes do PSD, PTB, PDT, PT e PL, além do vice-prefeito Marcelo Dondé, representando o Poder Executivo, utilizaram os seus espaços na tribuna para homenagear as instituições.

- Foi a primeira universidade que realmente acreditou no nosso município. Depois, com o passar do tempo, vieram as demais universidades e se expandiu principalmente a questão do ensino à distância, mas quem acreditou primeiro em Vacaria, quem acreditou primeiro nos Campos de Cima da Serra foi a Universidade de Caxias do Sul - Marcelo Dondé, vice-prefeito de Vacaria.

- Você investe o seu tempo para muitas e muitas entidades que muitas pessoas não sabem. Eu sei do teu apreço, da tua vontade de crescer. Então [Elias, da Point Car] não está hoje como um empresário bem-sucedido porque você não plantou, e sim você é uma pessoa que merece estar onde está - Cinquentinha, vereador do PSD.

- (...) quantas pessoas que pensaram para trazer o campus. Quanta história se traz junto. Encontros, acertos, sonhos, trabalho… porque tudo isso faz parte na estrada do conhecimento e do saber profundo - Selmari Etelvina Souza da Silva, vereadora do PT.

- Celebrar os 30 anos do Campus Universitário de Vacaria da UCS é uma honra a todos que passaram e implementaram, construíram e fizeram crescer um grande sonho, um grande projeto. Enfim, esta realidade que transformou a nossa UCS é de suma importância para todos. Ela nos faz refletir, pois é observando o passado que mudamos o futuro por meio de ações inovadoras - Silvana Montanari, vereadora do PL.

A próxima sessão solene será o troféu Candeeiro Farrapo, que será concedido a Lauri Terezinha Brandão de Almeida no dia 18 de setembro.