CÂMARA REALIZARÁ SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO PROJETO LAPIDANDO CIDADÃOS NA TERÇA-FEIRA (07)
Data de publicação
03/12/2021
Data de atualização
03/12/21 10:59:08
A solenidade será transmitida ao vivo pela página da Câmara no Facebook e no canal do Youtube a partir das 19h.
por Giordana Grigol
Na próxima terça-feira (07), a Câmara Municipal realizará Sessão Solene em homenagem aos cinco anos do Projeto Lapidando Cidadãos. A homenagem será feita por meio do Requerimento 06/2021, do vereador Fernando Lucena Maciel (PDT).
O Projeto se tornou realidade com a parceria de tenistas de Vacaria com a Associação de Meninos e Meninas Assistidos Santa Cecília (AMMA). O objetivo é difundir o tênis em todas as classes sociais, especialmente para crianças vulneráveis, buscando transmitir valores que o esporte de forma lúdica proporciona e, ainda, abrir a possibilidade de encontrar atletas que possam representar o país e construir um futuro no esporte. Além disso, quer dar especial atenção às crianças em situação de baixa renda e em vulnerabilidade, a fim de melhorar seu desenvolvimento físico, mental, emocional e social.
Idealizado pelo Promotor de Justiça, Luís Augusto Gonçalves Costa, iniciou com cerca de 70 jovens e teve uma receptividade bastante grande das crianças, da população em geral e apoio de empresários locais. Atualmente, conta com aproximadamente 650 crianças divididas em três núcleos de atuação: Santa Teresa - AMMA, Instituto Educacional Irmão Getúlio e em Caxias do Sul.
As aulas de tênis são ministradas por instrutores com experiência e professores que acompanham a evolução do processo de crescimento e desenvolvimento motor de maneira periódica. Os atendimentos são feitos em grupos, divididos por faixa etária e nível de jogo.
Na AMMA e na Escola Irmão Getúlio as aulas de tênis ocorrem para a massificação do esporte, com foco na transmissão dos valores e na busca de jovens talentosos, que, quando encontrados, passam a ter aulas nas quadras de saibro do Tênis Santa Teresa.
Já no Tênis Santa Teresa, as aulas focam na competitividade e no rendimento do aluno, buscando também a formação de atletas e desenvolvimento da habilidade dos mais talentosos, visando traçar caminhos dentro do mundo do tênis.
“O nome Lapidando Cidadãos não é por acaso. Entre os princípios defendidos pelo projeto está a honestidade, a independência, a socialização, o aprender a competir, a concentração e a busca pela autoestima, que são fundamentais para a formação de crianças e adolescentes.” - explica o idealizador Luis Augusto.