CÂMARA REALIZA DEBATE COM IMIGRANTES SOBRE DIFICULDADES QUE ENCONTRAM NO BRASIL

17/08/2020

17/08/20 10:59:09

A conversa contou com a participação de uma imigrante Venezuelana e três imigrantes Haitianos que falaram sobre desafios enfrentados diariamente

| Crédito: Taís Vargas

por Taís Vargas

Na tarde de sexta-feira (14), a Câmara Municipal através da Frente Parlamentar de Igualdade Racial, juntamente ao Centro de Integração e Desenvolvimento Nossa Senhora das Graças (Ceidec), realizou debate sobre o tema: O Caminho Imigratório: Brasil, Rio Grande do Sul, Vacaria e Região que contou com a participação de uma imigrante Venezuelana e três imigrantes Haitianos que relataram suas vivências no país.

A diretora e coordenadora de projetos do Ceidec, Irmã Edna, comentou sobre a conversa.“Nosso objetivo era trazer os imigrantes mais próximos para que pudessem colocar as suas experiências em Vacaria e que a gente também pudesse ouvi-los e sentir aquilo que almejam, o que sonham e principalmente as dificuldades que encontram tanto nos setores públicos quanto privadas e principalmente dentro de seus trabalhos também”, comentou Irmã Edna.

A presidente do Legislativo ressaltou a relevância deste encontro promovido como um momento para se ouvir as dificuldades e anseios de pessoas vindas de muito longe que deixaram por muitas vezes suas famílias e vieram para outros países por diversos motivos e que agora enfrentam dificuldades não só na adaptação, mas também em suas vivências diárias.

Participaram do debate acerca do tema os haitianos James-som Mercure, padre e missionário de São Carlos Scalabriniano e coordenador da Pastoral do Migrante da CNBB - Sul 3, o professor Gaby Dorgilus, o técnico de enfermagem Jerry Costume e a Venezuelana Yamilett del Rosario González que relataram durante a conversa seus principais desafios no Brasil.

DIFICULDADES PARA ARRANJAR EMPREGO E ADAPTAR-SE A LÍNGUA

Jerry Costume está estudando Administração, atua como tradutor no Hospital Nossa Senhora da Oliveira e contou algumas das dificuldades que encontrou ao procurar um emprego assim que chegou em Vacaria relatando que os recrutadores indicam apenas o trabalho nas empresas que produzem maçãs, que muitas vezes não recebem horas extras e que muitos imigrantes acabam trabalhando em condições precárias.

Costume também falou dos desafios enfrentados pelas mulheres para arranjar um emprego e que mais vagas nas creches as ajudariam assim como uma Associação que garantisse as suas profissões fora de seus países de origem.

Yamilett del Rosario González  destacou o desafio de aprender a língua Portuguesa o que torna-se um grande empecilho para arrumar um emprego no Brasil e que ela e seu filho mais velho ainda estão desempregados. González disse ainda que quem a está ajudando e a corrigindo sobre o idioma é seu filho pequeno, Isaac, que sempre a lembra que na Venezuela fala-se de um jeito, no Brasil de outro completamente diferente e isso a auxilia a compreender e assimilar aos poucos como se fala o idioma brasileiro.

DIFICULDADES NA DOCUMENTAÇÃO E MORADIA NO BRASIL

Gaby Dorgilus relatou sobre as dificuldades com a documentação em que muitos imigrantes precisam deslocar-se para outra cidade para consegui-los. “Acho que Vacaria precisa de uma instituição para ajudar o imigrante em relação a documentação. Se tenho problemas com meu documento ou preciso renová-lo não precisaria ir até Caxias do Sul”, falou.

Dorgilus também comentou sobre a burocracia para se alugar casas no Brasil. “Muitos imigrantes têm dificuldades para conseguir uma casa para morar porque todas as casas aqui são pela imobiliária e necessita-se de dois avalistas. Imagine um estrangeiro conseguir esse requisito acho que nem um brasileiro consegue alugar sem imaginem os imigrantes”, salientou.

O padre e missionário James-som participou de forma online e contou que imigrou em um contexto diferente dos demais devido a seu trabalho e que está no Brasil há quatro anos auxiliando quem precisou imigrar por outros motivos de seus países. Ressaltou também sua alegria em ver um encontro promovido para tratar dos problemas enfrentados pelos imigrantes em que possuem voz para falar sobre o tema.

Ao final do debate Jerry frisou a importância de uma Associação para acolhimento e auxílio dos imigrantes na cidade. O padre James-son finalizou sua participação na conversa ressaltando a importância de não só conversar sobre a imigração, mas sim colocar ações em prol dos imigrantes em prática também.

Gaby Dorgilus falou que os problemas que enfrentam precisam ser relatados com mais frequência e discutidos por toda a sociedade sempre que possível. E Yamilett falou que imigrar para outro país não é fácil, porém o apoio do povo brasileiro faz toda diferença nesse processo.

O debate foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e seguiu todas as medidas preventivas ao Covid-19 como o uso de máscara pelos participantes, o distanciamento recomendado e a disponibilidade de álcool em gel nas dependências do Legislativo.