Durante as manifestações na tribuna da sessão ordinária desta semana, os vereadores Pingo Rezende (Progressistas), Carlos Zibetti (União Brasil), Fernando Cechinato (PL) e Douglas Cenci (PL) abordaram com preocupação a crescente ocorrência de ataques de cães soltos em vias públicas de Vacaria. Os parlamentares reforçaram a necessidade de medidas integradas que garantam o bem-estar dos animais, mas também a segurança da população.
Casos recentes de ataques, incluindo o de um idoso na região do km 5, foram citados como exemplos da urgência em buscar soluções. Os vereadores ressaltaram que o problema vai além da proteção animal e envolve diretamente a responsabilidade civil dos tutores. “O artigo 936 do Código Civil é claro: o dono ou detentor de um animal é responsável pelos danos causados por ele”, destacou o vereador Fernando Cechinato, reforçando a necessidade de responsabilização dos proprietários.
Em sua fala, o vereador Carlos Zibetti, anunciou a realização de uma audiência pública no dia 24 de julho, às 18h30, no plenário da Câmara de Vereadores. O evento será um espaço para ouvir a comunidade, entidades protetoras, órgãos públicos e especialistas, buscando alternativas efetivas e sustentáveis. “Não existe milagre. Precisamos de ações de médio e longo prazo, como a intensificação da castração, para estancar o crescimento populacional de animais de rua”, afirmou o vereador.
Douglas Cenci destaca que, embora haja esforço por parte do Executivo com ações como as mais de mil castrações realizadas no primeiro semestre, é necessário avançar na fiscalização e punição a quem abandona ou permite que seus animais circulem livremente pelas ruas.
O tema também foi abordado sob a ótica da convivência dos animais em espaços públicos e escolares. O vereador Douglas Cenci alertou para os riscos de manter cães, mesmo bem cuidados, dentro de ambientes como escolas, questionando de quem seria a responsabilidade em caso de ataques a crianças.
A Câmara Municipal reforça o convite para que a comunidade participe da audiência pública no dia 24 de julho e contribua com ideias e propostas para a construção de uma política pública mais eficaz e equilibrada para a causa animal em Vacaria.